Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O comandante geral da PMTO, cel Marielton Francisco dos Santos, recebeu, na sala de reuniões do QCG, na manhã desta segunda-feira, 02 de maio, em Palmas, representantes da ASSPMETO (Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar do Estado do Tocantins) e da ACSTO (Associação dos Cabos e Soldados Servidores Militares do Estado do Tocantins), para tratar de assuntos de interesse dos policiais militares.

De acordo com as entidades, os problemas hoje enfrentados são de ordem estrutural e a solução viria com a aprovação do PCCS, “preferencialmente sendo definida a carreira única”, diz o documento assinado pelas duas associações.

Para o cel Marielton, a reunião serviu para ouvir as reivindicações e para tratar de cada caso pontualmente e com todos os critérios que os temas exigem. “Estamos num momento de reestruturação da Corporação. Encontramos uma dívida de R$ 13 milhões que a PM tinha e hoje já quitamos quase todo esse valor. É claro que a nossa intenção é beneficiar o maior número de militares, mas há a questão natural da seletividade e do respeito aos critérios das promoções”, observou.

O comandante geral adiantou que já determinou a criação de comissões específicas para que seja realizado um estudo sobre a Lei das Promoções, a criação do PCCS e da Lei de organização que trata do quantitativo do efetivo de militares. “O que pudermos fazer dentro dos limites orçamentários nós vamos fazer”, adiantou cel Marielton.

Os presidentes das associações, cabo Geovane dos Santos (ACSTO) e o subtenente Marconi de Sousa (ASSPMETO) elogiaram a disposição do Comando em analisar a pauta da reunião e a atenção sempre dispensada pelo cel Marielton para tratar das questões das entidades. “Agradecemos ao senhor pela atenção e o nosso maior objetivo aqui é, juntos, corrigir injustiças e não deixar que elas ocorram”, disse Santos.

Projeto Social

O encontro também serviu para que o cel Marielton citasse o que ele considera “um grande projeto de assistência social” para os militares: a construção da sede definitiva do FAM (Fundo de Assistência dos Militares), em área central de Palmas e que vai incorporar o patrimônio do Fundo, com farmácia popular, apartamentos, policlínica, Centro de Apoio Psicológico, entre outros. Centros Esportivos em Porto Nacional e Araguaína para os militares e suas famílias também foram anunciados pelo comandante. Para isso, as emendas de bancada serão fundamentais – recursos que já foram sinalizados pelo senador Vicentinho Alves, de acordo com o Comandante Geral.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ PM