Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wilson Rodrigues

O governador Siqueira Campos recebeu a Folia do Divino Espírito Santo, que esteve na tarde desta terça-feira, 03, no Palácio Araguaia. A comitiva de 18 pessoas, formada por adultos, jovens e crianças entoaram cantorias, orações e invocaram bênçãos sobre o Governo do Estado pedindo inspiração para as tomadas de decisões da atual administração.

“Uma manifestação que brota do coração de uma gente simples, mas que tem fé e se conduz sob a ética da fé em Deus”, assim o governador definiu a Folia.

O governador falou sobre o que a mensagem levada pelos foliões significa para ele. “O Espírito Santo é uma constante em minha vida, é o que me dá força para dar continuidade a este projeto iniciado com tantas dificuldades e sofrimento, mas que é um projeto para aliviar o sofrimento e as dificuldades do nosso povo, preparando as novas gerações para o futuro”, afirmou Siqueira Campos, acrescentando que apesar de não conhecer a tradição, durante a sua infância, por não existir a festa em sua terra natal, hoje atribui ao Divino Espírito Santo, os livramentos recebidos nos momentos difíceis de sua vida.

Segundo o governador, é importante que se passe esta tradição às futuras gerações. “Se não protegermos os nossos jovens, não teremos garantia de futuro, porque as drogas tomarão conta de todas as famílias, é uma coisa que vai atingir todo o mundo, o que seria uma tragédia. Por isso temos que nos unir e é pela fé em Deus e conduzindo nossa vida pelo Espírito Santo e pelas mãos de Jesus, que vamos libertar os nossos jovens”, disse.

Para realizar todos os projetos que tem para o Tocantins, Siqueira Campos pediu oração a todos os foliões. “Esta é uma casa de Deus e do povo, onde as decisões são tomadas, para melhorar a vida de todos os tocantinenses, por isso peço a todos que intercedam por nós, pedindo ao Espírito Santo, inspiração para que eu saiba conduzir o destino do Tocantins sempre sob sua proteção”, finalizou o governador, desejando a todos um retorno abençoado.

Segundo o coordenador da comitiva, Renato Pereira de Souza, a fé em Deus está acima de tudo e a evangelização é uma grande responsabilidade de todos. “Nós viemos trazer a mensagem de Deus à nossa Capital e orar a Deus pelo nosso governador, porque a Sagrada Escritura nos diz: orai por todas as autoridades constituídas. E viemos abençoar a vitória do governador, para que o Espírito Santo lhe dê sabedoria e força, para que ele possa fazer um bom trabalho e um bom governo”

A Folia

A celebração do Divino Espírito Santo, como festa popular de cunho religioso, tem sua origem no catolicismo português. No Estado do Tocantins é celebrada de janeiro a julho, de acordo com as características de cada localidade. Essas festas são realizadas em várias cidades, com destaque para Monte do Carmo, Natividade e Nova Olinda.

As folias anunciam a presença do Espírito Santo. As romarias conduzem a bandeira. O giro da folia representa as andanças de Jesus Cristo e seus doze apóstolos durante 40 dias, levando a sua luz e a sua mensagem, convidando todos para a festa, a festa da hóstia consagrada.

Fonte: Secom