Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O governador Siqueira Campos recebe na tarde desta terça-feira, 3, no Palácio Araguaia, a Folia do Divino Espírito Santo. A chegada dos foliões está prevista para as 16h, quando o governador receberá a bandeira do Divino.

A folia do Divino é uma manifestação cultural ainda do Brasil colonial, trazida de Portugal pelos colonizadores e está presente em vários estados brasileiros, como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Tocantins, onde é celebrada em vários municípios.

Sem data prefixada, a folia está intimamente ligada à quaresma e começa no domingo de páscoa, quando os foliões saem de sua paróquia para percorrer um caminho pré definido na zona rural do município, chamado de Giro da Folia. Durante todo o Giro, os pernoites são em casas de famílias que se preparam para receber a folia em ambiente festivo e é quando são recolhidas as “esmolas”, posteriormente destinadas à paróquia sede. Os anfitriões recebem as bênçãos do Espírito Santo.

A visita a Palmas e ao Palácio Araguaia é com o intuito de trazer a bênção do Divino Espírito Santo – do qual o governador é devoto – à Capital, ao governo e à sede do executivo.