Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O município de Natividade, situado a 200 km de Palmas, recebeu oficialmente na manhã desta terça-feira, 03, as novas instalações da Defensoria Pública.

Durante a solenidade, o defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz de Souza, entre outras autoridades receberam a comunidade para conhecer o novo prédio.

Apesar de atuar a três anos no município, a Instituição não possuía instalações físicas apropriadas para os atendimentos jurídicos, como lembrou a defensora pública Pollyana Lopes, que responde pela Comarca de Natividade. Lopes reforçou ainda a importância das parcerias para uma boa atuação da Defensoria Pública no Estado. “Estamos aqui para somar forças junto ao poder Executivo e Legislativo e prestar um bom atendimento a quem necessita de auxílio jurídico”.

Para Marcello Tomaz, uma das prioridades da Defensoria Pública é descentralizar os atendimentos e, com isso, amenizar as diferenças sociais.

Ao agradecer a presença de todos durante a visita oficial, destacou o empenho dos profissionais que compõem o quadro de Defensores Públicos do Tocantins. “Temos excelentes profissionais e não só com conhecimento técnico, mas com senso humanitário e, isso, é só mais uma afirmação da nossa normativa constitucional, que nos direciona a prestar nossos serviços da forma mais humanitária possível”, enfatizou.

A secretária municipal de Ação Civil, primeira-dama, Tônia Maria Fonseca, que representou o prefeito de Natividade, Joaquim Rodrigues, na solenidade, falou da importância da Defensoria Pública para a comunidade local. “Vocês fazem um belíssimo trabalho e, graças aos Defensores Públicos, muitas injustiças foram reparadas”, disse Fonseca.

Exemplos destes serviços são confirmados diariamente nos mais de 15 atendimentos realizados na Defensoria Pública em Natividade, como no caso de Antônia Rodrigues, 60 anos, e Wilmeide Araújo, 47. Há mais de um ano, as duas mulheres possuem a guarda de crianças da mesma mãe, porém, como ainda não legalizaram a adoção, precisaram recorrer a Defensoria Pública e, na manhã desta terça-feira, conseguiram a assinatura da mãe biológica permitindo que se dê a entrada no processo de guarda provisória. “Estou sendo muito bem atendida e com agilidade. Espero que em seis meses eu já consiga a guarda definitiva da criança que já está comigo e que eu amo muito”, afirmou Wilmeide Araújo.

Também estiveram presentes na visita às novas instalações a defensora pública Aldaira Parente; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins – ADPETO, Murilo da Costa Machado; o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Porto Nacional, Danilo Frasseto; a superintendente de Defensores Públicos, Maria de Lourdes Viela; secretários municipais e vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Defensoria Pública