Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

O mercado de flores tropicais expande cada vez mais no Tocantins. Essa atividade produtiva será incentivada durante a Agrotins 2011 – feira de tecnologia agropecuária, com ações voltadas para atender os produtores neste segmento. A feira acontece de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Uma estrutura está sendo montada, em especial, para mostrar o potencial e a expectativa de produção de flores tropicais no Tocantins. A exposição de flores conta com empresas especializadas no setor: Flora Brasiles; a Atropicato – Associação Tocantinense de Mudas e Flores Tropicais.

De acordo com o produtor Marcino Pereira, presidente da Atropicato, o mercado de flores no Tocantins cresce em torno de 20% ao ano. E a Agrotins é uma vitrine para apresentar esse potencial expressivo. “O que necessitamos agora é mostrar aos tocantinenses a importância desse produto, além de ser mais barato do que as flores normais e garantem ainda mais durabilidade, conservando a 12 a 15 dias”, enfatizou.

Às vésperas da Agrotins, o mercado de flores ganha impulso também com o dia das mães, comemorado nesse domingo, 8. Para o presidente da Atropicato, a data que praticamente coincide com o Dia das Mães garante oportunidade para presentear com os arranjos de flores tropicais. Segundo Marcos Ferreira, cerca de 80% das flores são vendidas em três datas do ano: Dia dos Namorados, Natal e Dias das Mães.

Para o empresário de flores tropicais Marco Tenório, a própria realização da feira oportuniza serviço para a sua empresa, a Flores Brasiles. “Este ano estamos trabalhamos na ornamentação de cinco empresas expositoras na Agrotins”, garantiu.

A produtora Ivete Maria Janette Borges passou a conhecer flores tropicais na Agrotins. Atualmente possui um canteiro de flores no Assentamento São João, em Porto Nacional. “A feira é uma grande oportunidade para agente trocar informações e conhecer as novidades do setor”, disse.

Produção

A produção exige, além do clima favorável, a utilização de alta tecnologia para que a produção seja de excelente qualidade. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Agrário da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), o mercado se mostra cada vez mais exigente, com altos padrões de qualidade, ainda mais no segmento da floricultura em que o que vende realmente o produto é a beleza.

No Tocantins, as principais espécies cultivadas são Helicônias, bastões do imperador, gengibres ornamentais, musas, alpínias, antúrios, dracenas, cordyllines, crótons, jasmins, entre outras.

Fonte: Ascom Seagro