Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Com as palavras do professor de escola indígena Roberto Kraô, podemos resumir o que o esporte representa para todos os estudantes, independente de raça, cor ou credo, “cute me amjukin cuneahton xã”, traduzindo do kraô para o português, ‘o esporte é tudo’. Foi esse o sentimento de quem esteve presente na abertura do 21 Jets – Jogos Estudantis do Tocantins, que aconteceu, nesta quinta-feira, 05, nas Diretorias Regionais de Ensino (DRE) de Guaraí e Pedro Afonso.

Em Guaraí, os estudantes trouxeram uma mensagem com o pedido de paz. De lenços nas mãos eles pintaram de branco a quadra de esportes do Ginásio Municipal. Os jogos que acontecem simultaneamente nas duas DREs, seguem até o próximo domingo, onde mais de 400 atletas competem na categoria 12 a 14 anos.

A tarde foi a vez de Pedro Afonso realizar a abertura oficial dos Jogos, as cores encheram, o ginásio de esportes da cidade que também foi tomado pelos sons das canções indígenas entoadas pelos estudantes da etnia Kraô que pela primeira vez participa dos Jets. As apresentações culturais emocionaram a platéia, estudantes ainda demonstraram esportes típicos de sua cultura, como a corrida de tora, e o cabo de guerra, onde competiram com estudantes não índios. O esporte acabou aproximando duas realidades totalmente opostas.

“Nós vemos no olhar de cada um de vocês a vontade de vestir a camisa e participar deste momento, por isso acreditamos em cada um dos alunos que hoje estão aqui”, explica a diretora regional de ensino, Luzia Freire.

O secretário de Educação do Estado, Danilo de Melo, conversou com os adolescentes e trocou comentários positivos sobre os jogos. “A gente sabe que nesta hora dá um frio na barriga por esperar este momento maravilhoso, representando sua escola. É por estes jovens que nos reunimos para promover o esporte na escola”, disse .

Quem também prestigiou as duas aberturas foi o vice-governador do Estado, João Oliveira, que destacou a importância da competição para o Tocantins. “Nosso Estado precisa se desenvolver por meio da educação e o esporte é um dos caminhos. Estou orgulhoso porque sou filho desta região e por perceber ai importância que esses jovens dão ao Jets”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa