Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A primeira das oito turbinas da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) entrou em operação comercial após a sua autorização pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A energia gerada pelo empreendimento do Consórcio Estreito Energia (Ceste) já integra o Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão é de que até junho de 2012 todas as unidades geradoras estejam em operação comercial, produzindo 1.087 MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes.

Durante um mês aproximadamente, a Unidade Geradora 1 (UG1) da UHE Estreito passou por diversos testes, para só então entrar em operação assistida. “Após a conclusão da montagem, a unidade geradora entrou em processo de comissionamento, quando foram realizados os testes mecânicos e elétricos”, explica o diretor de engenharia do Ceste, Carlos Castanho.

Passada esta etapa, continua Carlos Castanho, a unidade geradora foi interligada ao Sistema Interligado Nacional por meio da subestação instalada dentro do canteiro de obras, de onde a energia é transportada através da linha de transmissão até uma segunda subestação, localizada em Imperatriz (MA). “A partir dali, a energia gerada integra o SIN, que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, esclarece.

O gerente geral de obras, Adalberto Rodrigues, acrescenta que a partir da aprovação da ANEEL para a geração de energia elétrica em caráter comercial, a segunda das oito turbinas da UHE Estreito entra em fase de testes ainda em junho. “Dependendo da velocidade do comissionamento, em julho estaremos iniciando a operação comercial da segunda turbina”, destaca. Ele estima que a montagem da UG2 deve ser concluída até o final deste mês.

O diretor presidente do Ceste, José Renato Ponte, afirma que a geração de energia pela Usina de Estreito é um marco para o país. “A Usina de Estreito é pioneira nesta fase em que o Brasil volta a investir em grandes empreendimentos. Sem dúvida, é um momento de grande emoção não só pra mim, mas especialmente para os milhares de homens e mulheres que se dedicaram a tornar realidade esta grande obra”, enfatiza.

Geração e Operação

Na sala de controle - um espaço localizado na estrutura da casa de força, onde estão instaladas as turbinas - é feito o acompanhamento da operação e produção de energia da UG1, das comportas do vertedouro e também da transmissão de energia para o SIN.

Este centro operacional, administrado pela Tractebel Energia - a empresa responsável pela Operação e Manutenção da Usina, sendo também uma das acionistas do Ceste-, funciona 24 horas por dia e conta com profissionais especializados que se revezam para que a geração de energia não pare.

A Usina Hidrelétrica Estreito está localizada entre os Estados do Maranhão e Tocantins e é considerada uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A data da cerimônia de sua inauguração depende agora da confirmação da vinda da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Informações gerais - Usina Hidrelétrica Estreito

Capacidade instalada: 1.087 MW

Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Maranhão e do Tocantins

Mão de obra diretamente empregada no pico das obras: 10 mil diretos e 25 mil indiretos

Área do reservatório: 555 km2, incluindo a calha natural do Rio Tocantins

Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão) Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins)

Unidades Geradoras: Oito turbinas tipo Kaplan

Fonte: Assessoria de Imprensa/UHE Estreito