Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Através de vitrines tecnológicas, a Agrotins apresentará aos pequenos agricultores do Estado novidades nas técnicas de plantio de diversas culturas. Ao todo, serão 14 canteiros, com demonstrativos de produção de milho, soja, feijão e sorgo. Todas as técnicas de plantio desses canteiros serão voltadas à agricultura familiar.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, José Américo, o objetivo é a difusão de tecnologias para a agricultura familiar. “A atividade tem gerado muito emprego e renda, por isso a Agrotins investe na qualificação dessas pessoas”, explicou José Américo.

Através das Vitrines Tecnologias, diversas instituições construirão com o aperfeiçoamento da agricultura familiar, como a Embrapa, a Faculdade Católica e as empresas Pioneer e Brasmilho. Além das atividades voltadas para o pequeno agricultor, as empresas de maquinário agrícola apresentarão novidades para a produção em grande escala.

A feira acontece entre 10 e 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, e deve atrair produtores, pesquisadores e estudantes de várias regiões. A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e vinculadas (Adapec, Ruraltins e Itertins em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor produtivo).

Agricultura familiar

De acordo informações da Subsecretaria de Assentamentos, vinculada à Seagro, o Tocantins tem um grande potencial para a agricultura familiar. Ao todo são 123 mil agricultores familiares no Estado. Dos 68 mil estabelecimentos rurais do Tocantins, 56 são de agricultores familiares. Para ser considerado um estabelecimento de agricultura familiar, o área agrícola não pode ser maior que 320 hectares.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agrotins