Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, parceira do agronegócio na defesa e sanidade animal e vegetal, também estará presente na Agrotins 2011, que será realizada entre de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Na programação, além de reuniões técnicas e palestras, destaque para a educação sanitária com a temática: “Agropecuária sustentável ou não sustentável: você escolhe o caminho”.

A feira deve atrair aproximadamente 50 mil pessoas, entre visitantes de municípios do Tocantins e de outros estados, entre eles, técnicos, produtores rurais, estudantes e sociedade em geral. Pensando neste público, a Adapec está com uma proposta educativa com ações no estande e extra-estande. Serão realizadas palestras e reuniões com técnicos da agência sobre educação sanitária, controle de praga, vacinação, imunização, segurança no manejo com agrotóxicos e descarte de embalagens, entre outras.

Segundo a psicóloga da diretoria de Educação Sanitária da Adapec, Rosivânia Tosta, está prevista a criação de um espaço temático educativo para retratar, tanto as boas práticas da agropecuária sustentável, quanto à sua insustentabilidade. “Vamos trabalhar a política de compensação, como a prática de integração de pecuária e lavoura, reuniões normativas e de informes com técnicos, agrônomos e veterinários para atualizações da área vegetal e trabalhar a erradicação da tuberculose e brucelose”, explicou.

Rosivânia ressaltou, ainda, que a proposta educativa com painéis, palestras e distribuição de materiais educativos, na área animal e vegetal não será apenas para os agropecuaristas, mas também para os alunos da rede pública e privada e demais visitantes da feira. “Receberemos caravanas de outros municípios que participarão de palestras no auditório principal, como as mini-palestras no próprio estande. Outra ação da Adapec durante a feira é o controle de entrada e saída com análise da condição clínica de cada animal em exposição, com emissão da GTA – Guia de Trânsito de Animal”, frisou.

A Agrotins 2011 é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas (Adapec e Ruraltins) em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Adapec