Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agricultores familiares de diversas regiões do Estado chegaram a Palmas na manhã desta terça-feira, 10 de maio, para participar da II Feira e Encontro Estadual da Agricultura Familiar do Tocantins, que acontece durante a 11ª Agrotins, no Centro Agrotecnológico de Palmas. No primeiro dia do evento, esses agricultores tiveram a oportunidade de participar de palestras, discutirem a temática ambiental, visitar viveiros de fruticultura, piscicultura e de comercializarem produtos e artesanatos confeccionados em suas propriedades rurais.

“Esse espaço de comercialização é muito importante para podermos expor nossos produtos e aumentar nossas vendas”, avaliou Maria Albetiza da Silva, que tem uma pequena propriedade rural no município de Gurupi, na Região Sul do Estado. Em sua propriedade, Maria Albetiza cultiva banana, milho e hortaliças. Além disso, cria galinhas, porcos e vacas e produz conservas e doces, que estão sendo comercializados durante a Agrotins.

Por outro lado, Lindoante Almeida da Silva, pequeno produtor de Chapada da Natividade, no Sudeste do Estado, destacou a importância da temática da Agrotins – a preocupação ambiental. “O pequeno agricultor já pratica muitas das técnicas discutidas aqui na feira, mas é sempre importante reforçar esse cuidado que devemos ter com o meio ambiente”, afirmou o agricultor.

Lindoante Almeida, que também é líder de uma associação de pequenos produtores, destacou a importância da Agricultura Familiar no Tocantins. Segundo ele, a produção agrícola das pequenas propriedades tem sido destaque no Estado. “Esse espaço destinado aos pequenos produtores, dentro da Agrotins, é um reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou o agricultor familiar.

A Feira da Agricultura Familiar segue com uma programação diversificada nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio. Participam agricultores de Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Colinas, Araguaína, Araguatins e de outras localidades do Estado.

A programação voltada ao agricultor familiar está sendo coordenada pela Subsecretaria dos Assentamentose Pequenas Propriedades Rurais, da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Agrotins