Campo

Foto: Divulgação

A produção de leite no Tocantins passa por novos incentivos para o aumento da pecuária leiteira. Na Agrotins um espaço denominado de Circuito do Leite mostra aos produtores as novas tecnologias aplicadas para o avanço deste segmento no Tocantins. No espaço acontecem todas as etapas de produção, incluindo a sanidade e comercialização do produto no mercado. Nestes quatro dias, os produtores poderão conhecer estas inovações para a produção do gado de leite e de cabra.

No circuito do leite é apresentado, passo-a-passo, como funciona a cadeia produtiva, iniciando pelo Projeto Balde Cheio, que mostra as tecnologias apropriadas para o aumento e a produtividade do leite. Em seguida, o espaço apresenta as etapas das coletas do leite, com ordenhas mecanizadas. Após este processo, o leite chega aos laticínios industrializados.

No percurso do estande, os técnicos mostram como adequar à produção leiteira a qualidade. “Esta parte é interessante, pois esclarece aos produtores as formas corretas da preparação do leite para chegar ao mercado consumidor. É aqui que ensinamos a importância de adquirir um produto com selo de garantia”, disse o coordenador de produção de Desenvolvimento animal da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Claúdio Sayão.

Produtores

O produtor, Sebastião Venâncio Nunes, do município de Miranorte, que conhece o sistema produtivo para melhoria do gado de leite desde 2007, explica o crescimento da produção à aplicação destas boas práticas. “Iniciei com 35 vacas leiteiras, na época era apenas 1 litro de leite por vaca. Mas com o uso das técnicas inovadoras passei a tirar 180 litros destas mesmas vacas. Isso quer dizer que é realmente rentável e lucrativo”, argumentou.

Neurismar Rodrigues, de Lagoa da Confusão é produtor de gado de corte e já pensa em criar o gado leiteiro. “Por isso estou aqui hoje, para conhecer estas tecnologias. Pretendo expandir o meu agronegócio e esta é uma chance de conhecer como funciona a prática leiteira”, enfatizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro