Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, participou da abertura oficial da 11ª edição da Agrotins – Feira Agrotecnológica do Tocantins – juntamente ao governador Siqueira Campos, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi e demais autoridades na manhã de ontem, quarta-feira, 11.

Ainda pela manhã, a Adapec participou de uma palestra sobre o “Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra em Banana”, no auditório da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuaria (Seagro). Cerca de 30 técnicos, engenheiros agrônomos, puderam discutir sobre Mitigação de Risco, com Fernando Azevedo, da Superintendência Federal da Agricultura e Sigatoka Negra, com Aristóteles Matos, da Embrapa. Além disso, os procedimentos para a emissão do CFO – Certificado Fitossanitário de Origem, abordado pelo diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin.

Michelin explicou que o CFO só pode ser emitida por um responsável técnico, habilitado e treinado pela Agência. “Esta exigência é uma garantia sanitária de todo ciclo produtivo do produto dentro dos padrões permitidos pelo Ministério da Agricultura”, destacou, enfatizando que a PTV – Permissão de Trânsito Vegetal, que é emitida pela Adapec, está condicionada ao CFO.

O Tocantins conta atualmente com aproximadamente 35 profissionais aptos a emitir o CFO. A previsão é que no segundo semestre deste ano, novas turmas sejam treinadas e habilitadas.

Mini-palestra

Nesta manhã, mais uma mini-palestra sobre “Agropecuária sustentável: O melhor caminho” foi realizada para alunos da rede pública de ensino, acadêmicos e produtores rurais. “Produzir mais alimentos, preservando o meio ambiente é um desafio para nós. Quando adquirimos conhecimento, encontramos soluções”, afirmou a aluna do 4º período do curso de controle ambiental da IFTO, Luciene Urias da Silva Noleto.

Programação

Durante os cinco dias de evento, serão distribuídos materiais educativos, na área animal e vegetal, para os visitantes. As mini-palestras sobre Agropecuária Sustentável continuam na programação diária, no período da manhã, às 9h30, e a tarde, às 15h30. No sábado,14, somente no período da manhã, às 9h30.

•11/05 a 13/05 – sempre às 9h30 – Circuito do Leite – Stand da Seagro.

•12/05 – 14h – Palestra: CadastroÚnico da Aquicultura - Barco Nego D’agua.

•13/05 – 11h – Clínica Tecnológica:manejo sanitário de aves – Auditório da Seagro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec