Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Clínicas tecnológicas e atendimento especializado disponibilizam informação e conhecimento gratuitamente para o agroempreendedor durante a maior feira agrotecnológica da região norte do país.

A abertura oficial dos trabalhos do Espaço Empresarial na Agrotins 2011 aconteceu dia 11 de maio e contou com a presença de diversos empresários do agronegócio, autoridades, representantes de classes, além da diretoria executiva, presidente e conselheiros do Sebrae. O Espaço Empresarial é uma parceria entre o Sebrae/TO e a Secretária de Indústria, Comércio e do Turismo - Sictur, e conta com palestras, clínicas tecnológicas e atendimento especializado em diversas áreas do agronegócio.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Roberto Pires, enfatizou que a instituição possui ferramentas fundamentais que podem ajudar o homem do campo. "Estamos trazendo aqui para a Agrotins toda uma estrutura de atendimento que busca fomentar a principal vocação do Tocantins, que é o agronegócio. Nesta edição da Feira iremos demonstrar como o empresário rural pode melhorar ainda mais o seu empreendimento", afirmou.

O secretário da Sictur, Ernani Siqueira, destacou o sucesso da parceria Sictur e Sebrae. “Essa parceria com o Sebrae é muito importante para a Agrotins. Aqui estamos apresentando as cadeias produtivas como o mel, cachaça, açúcar mascavo, flores tropicais, Babaçu, o artesanato do Capim Dourado entre outras. Temos ainda a divulgação do nosso Turismo que é importante em uma Feira como essa que tem investidores e participantes de várias partes do país”, disse o secretário Ernani.

Paulo Massuia, superintendente do Sebrae/TO, falou sobre o desenvolvimento das ações no Espaço Empresarial. “O Governo do Estado, através da Sictur, apresenta nesse espaço as políticas públicas desenvolvidas para o empresário e o Sebrae desenvolve capacitações e atendimento individual. Além disso, o Sebrae traz outros destaques como o Gpec, o melhor software gratuito para gestão de pecuária de corte, que possibilita ao empresário monitorar toda a atividade, evitando desperdícios, aumentando a lucratividade”, informou Massuia.

Massuia falou também sobre o projeto Balde Cheio, o qual já é sucesso em todo o Estado, e que transfere tecnologia para os produtores. “Foi montado uma mini-fazenda com piquetes para demonstrar aos participantes como funciona o projeto. Como exemplo de resultados positivos do Balde Cheio temos propriedades que antes produziam 250 litros/ano/hectare e hoje já produzem 23 mil litros/ano/hectare, um salto astronômico com uma tecnologia simples”, finalizou o superintendente.

No primeiro dia das clínicas tecnológicas, mais de 1700 atendimentos foram realizados, o que mostra um grande interesse dos participantes em se capacitarem, uma vez que o mercado tem exigido isso também do homem do campo. As clínicas acontecem até dia 13 de maio, das 9h às 18h, e estarão à disposição dos produtores rurais, técnicos agrícolas, pesquisadores, estudantes, acadêmicos e interessados toda uma programação focada em fruticultura, pecuária de leite, bovinocultura, piscicultura, influências meteorológicas no campo, apicultura, entre outros.

Na abertura da Feira estiveram presentes o Governador Siqueira Campos, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, além de secretário de Estado, presidentes de autarquias, entidades de classe, técnicos e empresários.

A Feira

O tema central da Agrotins 2011, consolidada como maior feira agropecuária da região norte do país, é “Agropecuária de Baixo Carbono” e traz um novo panorama para o desenvolvimento agropecuário de forma sustentável no Tocantins.

A feira acontece no centro Agrotecnológico de Palmas e é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e conta com a parceria do Sebrae Tocantins, Secretaria de Industria, Comércio e Turismo (Sictur), Embrapa, Faet/Senar, Superintendência Federal da Agricultura (SFA), UnitinsAgro, Ceulp/Ulbra, Ruraltins, UFT, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae