Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Através de projetos sociais que se destinam a comunidades de áreas carentes, o Exército Brasileiro está na Agrotins demonstrando algumas de suas experiências, uma delas, inovadora. O plantio de horta pelo sistema de aquiponia, que é a junção no mesmo espaço da hidroponia (cultivo das hortaliças sobre a água) com a criação de peixe.

Na unidade demonstrativa, a exemplo do que é cultivado na sede do 22º Batalhão do Exército, saída para Aparecida do Rio Negro, são mudas dispostas em forma de bandeja em longos canos de pvc ou material semelhante de 75mm, com furos de cinco ou mais centímetros de diâmetro. O espaçamento é de 40 centímetros por 50 entre fileiras. São produzidas alface, pepino, couve e outras.

Pelos dutos dos canos, a água que vai para os tanques de criação de peixe realiza umciclo vital relevante. Ao deixarem os resíduos que expelem, ricos em amônia, por exemplo, a água é canalizada para uma estação elevatória que, depois chega às mudas que acabam filtrando os nutrientestornando a água relativamente purificada que retorna para os tanques compeixes, do qual se tornam beneficiários.

O cultivo aquipônico, como explica o relações públicas do batalhão, tenente Douglas de Jesus da Silva, é ideal para ser desenvolvido em regiões de áreas escassas de água e energia, já que o processamento da água é retornável e portanto não havendo desperdício. Além de demonstração experiência de salvamento na selva, em particular para alunos, na Agrotins, o batalhão destina a elas parte da produção e atua beneficiando 400 famílias carentes em Palmas, trabalhando com elas de modo interativo, ou seja elas também participam das experiências e da produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agrotins