Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o tema “Agropecuária de Baixo Carbono”, a 11ª Agrotins concilia preocupação ambiental e desenvolvimento do setor agro-produtivo. A programação e os estandes do evento apresentam diversas alternativas de tecnologia para a conservação do meio ambiente não só no campo.

No espaço da Unitins Agro é possível encontrar diversas propostas sustentáveis. Uma delas é o concreto leve, produzido a partir de isopor reciclado. Essa tecnologia foi desenvolvida pela empresa portuense Eletro Rural e já encontra-se disponível no mercado.

Segundo o coordenador geral do projeto Inova Tocantins para a Eletro Rural, Harry Richard Hamming essa tecnologia além de oferecer maior conforto térmico às edificações apresenta ainda um custo 10% menor do que as obras em que se utiliza material convencional.

O projeto Painel Modular em Concreto Leve – Processo de Construção, ou simplesmente casa fria, como é conhecido popularmente oportuniza em média de seis a oito graus célsius a menos do que as casas construídas a partir de matéria-prima convencional.Hamming explica que o concreto leve substitui a brita pelo isopor reciclado, na produção das placas pré moldadas. “Esse material além de ser leve e amigável ao meio ambiente é bastante versátil podendo ser utilizado para edificação de casas, escolas e até currais”, acrescenta.

Rapidez na construção

Hamming ressalta que atualmente o prazo médio para edificação de uma casa simples utilizando as placas de concreto leve é de 15 dias. No entanto, ele pontua que a meta da empresa é conseguir edificar uma casa popular em até 24 horas. “Nossa meta é ambiciosa, mas acreditamos que em breve ela será palpável”.

Até outubro deste ano, o projeto estará certificado pela Caixa Econômica Federal, o que oferecerá possibilidade de financiamento de imóveis a serem construídos com esta tecnologia. “Hoje, a empresa não tem a opção de financiar uma obra com as placas, mas logo nossa tecnologia poderá abranger mais consumidores”, acrescenta o coordenador.

Inova Tocantins

No final de 2010, o Sebrae/TO em conjunto com a Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP) e a Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado do Tocantins desenvolveram o programa INOVA Tocantins, que tem como propósito estimular a ampliação e o adensamento das atividades de inovação no universo das MPE´s do Tocantins, proporcionando um melhor ambiente em sua competitividade, contribuindo desse modo para a criação e manutenção de emprego e renda no Estado.

O Programa foi operacionalizado por meio de chamada pública promovida pelo Sebrae, que repassou recursos diretamente às empresas que apresentaram os melhores projetos de inovação tecnológica, a serem implantados dentro de seus estabelecimentos.

Ao todo foram disponibilizados R$ 2 milhões, conforme disponibilidade orçamentária do Sebrae, através da chamada pública. A Eletro Rural foi contemplada com R$ 400 mil.

Fonte: Secom