Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com arte e muita criatividade a “Recriarte”, o programa de geração de renda da Setas – Secretaria do Trabalho e Assistência Social, marca presença na Agrotins 2011. No stand os visitantes podem conferir e adquirir bordados, tapeçaria, arte em retalho, patchwork, tapetes em tela, entre outros. Além de se informar sobre os mais de 10 cursos oferecidos na capital, nas unidades das regiões, central, norte e sul.

Por meio da “Recriarte” o Governo do Estado visa dar oportunidade às mães de família tocantinenses de gerar sua própria renda. Com o artesanato as mães podem trabalhar em casa dando atenção aos filhos e garantindo o sustento da família. É uma iniciativa que valoriza o potencial criativo da mulher tocantinense e incentiva a autonomia da população mais carente.

De acordo com uma das instrutoras da Recriarte, Antônia da Silva Ramos, as turmas são montadas de acordo com a vontade e aptidão da população, e atualmente o curso mais procurado é o de cabeleireiro. “Temos uma turma com 30 alunos, mas já existe uma lista de espera”, completa a instrutora. O curso de cabeleireiro tem duração de 3 meses, e os de bordados e demais artesanatos duram em média 15 dias.

O material produzido nos cursos e pelas artesãs ligadas à Recriarte são vendidos periodicamente na loja do Programa localizada na quadra 103 Norte, rua 05 , N° 16, plano diretor Norte.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agrotins