Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma equipe do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), liderada pelo reitor Francisco Nairton do Nascimento, se reuniu com o secretário da Ciência & Tecnologia, Borges da Silveira, e sua equipe para definir parceria em projetos de educação profissionalizante. O encontro aconteceu na sede da secretaria, na manhã dessa sexta-feira, 13, em Palmas.

Nascimento destacou o projeto de expansão dos campi dos Institutos Federais em todo o Brasil, que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O reitor informou que foi anunciado pela presidente Dilma Roussef a criação de mais 197 unidades até 2014, que é chamada de Etapa 3 do Pronatec.

A previsão é que novas unidades dentro de cada IF sejam inauguradas ainda este ano. A definição do quantitativo de campus por Instituto Federal será definida pela Casa Civil e deve ser anunciada até o final do primeiro semestre. “Nós estamos realizando um estudo de quais microrregiões nós não temos abrangência com campus presencial e onde o Estado comporta. Qual município possui 25 mil habitantes e junto com as cidades do entorno alcançam os 50 mil necessários para a instalação do campus”, explicou o reitor.

Borges da Silveira afirmou que a bancada tocantinense no Senado pode ser uma forte aliada nesse processo de ampliação dos campi do IFTO. “Nós podemos fazer um levantamento técnico mostrando a necessidade do Tocantins e apresentar aos senadores”, acrescentou o secretário. As equipes das duas instituições deverão se reunir novamente na próxima semana para elaborar um documento que demonstre a necessidade das cidades que atendem os requisitos para a instalação do campus.

Ampliação da EaD

Dentro da pauta de discussão estava a ampliação do projeto de educação a distância, realizado pelo IFTO em conjunto com o governo do Estado, por meio da SECT, que conta com seis pólos e oferta quatro cursos técnicos gratuitos, atendendo mais de 700 estudantes. Na oportunidade, as equipes técnicas das instituições parceiras apresentaram um levantamento da relação de habitantes nos maiores municípios e suas demandas para a criação de outros seis pólos no Tocantins, já autorizada pelo Ministério da Educação.

Além disso, a ideia é que o IFTO passe a integrar o projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal, e oferte cursos técnicos, tecnólogos e de licenciatura para as cidades em que possui pólo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ciência e Tecnologia