Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Rodolfo Ward
  • Donizeti ao lado do pres. do PT de Porto Nacional Conceição Ferreira Pinto

O Partido dos Trabalhadores deu inicio neste sábado, 21 de maio, em Porto Nacional à programação de comemoração aos 30 anos de criação das primeiras comissões provisórias e dos primeiros diretórios do Partido no Tocantins nos idos anos de 1981.

A programação começou com um café da manhã para militantes e jornalistas na residência do ex-deputado federal e ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão. A programação que tem o tema “Tempo de resgatar histórias e consolidar conquistas”, iniciou-se por Porto Nacional porque a cidade foi a primeira a sediar o Partido no Estado.

O café contou com a presença do presidente regional do Partido, Donizeti Nogueira, o deputado federal por Goiás e um dos fundadores do Partido naquele Estado Rubens Otoni, deputado estadual José Roberto Forzani e prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, além de outros prefeitos e vices do Partido. Otoni lembrou, durante o café da manhã, dos tempos em que ele e o ex-ministro da Casa Civil do governo do Presidente Lula, José Dirceu, vinham ao Tocantins para participar de eventos partidários, “viajei uma noite inteira com Zé Dirceu de fusquinha até chegar aqui em Porto”, disse.

Logo após o café, a militância se deslocou para o Colégio Florêncio Aires, para a programação do dia, com a abertura com Palestra: “Brasil e Norte Goiano nos anos 70 e 80”. No local já se fazia presente o vice-governador do Estado, João Oliveira. Também marcou presença a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT).

O presidente Donizeti Nogueira iniciou os trabalhos lembrando os nomes dos militantes que foram importantes para criação do Partido no Estado e pediu para todos que ovacionassem citando o nome do padre Josimo para representar a todos. Donizeti lembrou que a criação do PT no Tocantins foi importante para consolidação do PT nacional porque era necessário naquela época se cumprir uma cláusula de barreira que forçava o Partido a ter diretórios também no Estado.

O prefeito de Colinas, José Santana Neto, durante seu pronunciamento disse que o Partido dos Trabalhadores é construído no dia-a-dia e lembrou de companheiros que nos anos 80 debatiam ideias do Partido e tinham muitas vezes de fugir de pistolagem.

José Roque, presidente do Sintet e membro da CUT Tocantins disse que a entidade tem suas lutas, mas sabe que o Partido dos Trabalhadores é o que representa os maiores avanços sociais.

Já o médico e militante Eduardo Manzano disse que foi testemunha que ele e Donizeti Nogueira juntamente com Neilton Araujo saiam pelo Estado para criar os diretórios do Partido. Manzano lembrou das dificuldades dos trabalhos naquela época. O médico disse que o momento é de resgatar histórias e também retomar bandeiras do PT.

Prefeita de Porto Nacional

A prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, afirmou durante seu pronunciamento ser um prazer participar da festa de comemoração do PT e referenciou a militante petista, Tereza Ribeiro, que foi candidata a senadora pelo partido em um momento em que o Partido ainda estava se estruturando “demonstrando muita coragem”, disse. Teresa, que é filiada ao PDT, disse que também faz parte PT “porque para mim é um grande honra ter ajudado a eleger a presidente Dilma (Rousseff)”, disse.

Vice-governador

Donizeti Nogueira afirmou que ter o vice-governador representando o governador Siqueira Campos no evento representa o reconhecimento da importância do PT para a sociedade, Donizeti pediu que Oliveira levasse o abraço ao governador.

Falando à militâcia petista que lotou o auditorio do Colégio Florêncio Aires, o vice-governador João Oliveira disse ser uma satisfação estar no evento petista e agradeceu a contribuição dos parlamentares do Partido para aprovação do Orçamento do Governo do Estado. "O governador me ligou à noite e me pediu para estar aqui no evento do Partido dos Trabalhadores e trazer agradecimentos", disse.

Segundo Oliveira, o governo do Tocantins se volta para ajudar as pessoas “e para isto acontecer é necessário que estejamos juntos com os companheiros do PT”, disse, completando, “Siqueira campos pediu para eu dizer aos amigos do PT que contem com o governo”, concluiu.

Caravana

Entre os meses de maio e agosto, o diretório estadual do PT realizará a Caravana dos 30 anos do PT no Tocantins, com o apoio dos diretórios municipais, quando visitará os municípios nos quais o Partido dos Trabalhadores foi criado nos anos de 1981 e 1982, começando por Porto Nacional, onde foi criada a primeira Comissão Provisória do Partido no antigo Norte Goiano. Durante as visitas, serão realizadas Jornadas de Formação Política, Plenária de Filiação e Rodas de Conversa.