Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A final da etapa Regional dos Jets - Jogos Estudantis do Tocantins, em Araguatins e Tocantinópolis aconteceu neste domingo, 29, e contou com a participação de mais de 500 atletas. As competições tiveram início na quinta, 26, nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, atletismo, xadrez e tênis de mesa.

Enquanto os atletas suavam a camisa para alcançarem a classificação, na arquibancada a animação da torcida serviu como uma injeção de ânimo para os competidores. Miguel Franco, pai do jogar de futsal Vanderley Franco, filmou todos os lances e vibrou a cada gol. Para ele, acompanhar o filho “é uma forma de incentivá-lo a não desistir”.

Em Araguatins teve até quem faltasse ao trabalho para assistir aos jogos. Márcio Marcelino, quase perdeu a voz no primeiro jogo do sobrinho, Thiago Henrique, que joga futsal pela Escola Estadual de Augustinópolis. “Ele já é muito bom, mas quando vê os amigos e a família apoiando, torcendo, a gente vê que até melhora no jogo”, conta o tio.

Em Tocantinópolis os estudantes da Escola Estadual Indígena Tekator deram trabalho para os adversários. No futsal eles chegaram à semifinal, mas no atletismo levaram os primeiros lugares nas provas: 1000m masculino, com o aluno José Junior e no arremesso do peso masculino, com o estudante Marlon Apinajé. Para completar a lista o atleta Denilson Apinajé ficou na terceira colocação também no arremesso de peso.

As equipes de futsal da Escola Estadual Piaçava, do município de Nazaré ficaram em primeiro lugar no masculino e no feminino. Já a Escola Estadual Dulce Coelho, de Angico, teve o maior número de classificações na regional e vai para a final estadual com o time de futsal feminino e nove representantes do atletismo.

No xadrez, o Colégio Estadual José de Sousa Porto, de Darcinópolis, foi superior e ficou com o primeiro e segundo lugar no masculino e na segunda colocação no feminino.

Os finalistas das 13 Regionais disputam a final estadual, em agosto, no município de Paraíso do Tocantins de onde saem os grandes vencedores que vão defender o Estado nas Olimpíadas Escolares, marcadas para acontecer entre os dias 9 e 18 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc