Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), por meio da Subsecretaria de Assentamentos e Pequenas Propriedades, participa do II Encontro dos Pontos Focais do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade. O evento acontece de 31 de maio a 01 de junho, em Brasília.

O encontro tem como meta traçar as ações do programa Sociobidiversidade de 2011 a 2014, mostrando os avanços do Plano Nacional. Na ocasião, serão apresentados os resultados alcançados em 2010 pela coordenação do Plano Nacional. Os estados que fazem parte do programa apresentam, em específicos, cada resultado de suas ações de promoção das cadeias dos produtos da sociobiodiversidade, em 2010.

O plano abrange diversas cadeias produtivas de aproveitamento extrativistas que podem ser: o babaçu, pequi, piaçaba, castanha, açaí, entre outras. Os estados que fazem parte do plano são: o Tocantins, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Rondônia.

Babaçu

No Tocantins, neste primeiro momento, o produto utilizado como aproveitamento da cadeia produtiva é o babaçu, escolhido para trabalhar com os extrativistas no Tocantins.

O babaçu é uma palmeira nativa das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Abrange entre 13 e 18 milhões de hectares, distribuídos no Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia, Ceará, Bahia e Minas Gerais. Nesta cadeia produtiva do babaçu, quatro estados estão incluídos no plano, isto é, Maranhão, Piauí, Tocantins e o Ceará.

As potencialidades do babaçu são inúmeras, da geração de energia e artesanato. A palmeira possui diversas atividades econômicas. O fruto tem maior potencial para o aproveitamento tecnológico e industrial, podendo produzir cerca de 60 produtos, tais como carvão, etanol, metanol, celulose, farináceas, ácidos graxos, glicerina. No entanto, basicamente o carvão e o óleo são produzidos em escala comercial.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro