Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Graziela Duarte

Foto: Graziela Duarte

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebeu na manhã desta terça-feira, 14, o diretor e presidente da empresa Tobasa Bioindustrial, Baruque Filho, para apresentar projeto de aproveitamento de energia através do babaçu, no município de Tocantinópolis.

A Tobasa Bioindustrial de Babaçu é uma empresa brasileira, localizada em Tocantinópolis, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu, a qual gera economia circular e soluções sustentáveis para diversos setores da indústria.

Como explica Baruque Filho, o objetivo da visita na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, foi apresentar um projeto inovador de Bioenergia do Babaçu e buscar conhecimento das leis de incentivos fiscais que o Estado oferece.

“Hoje estive aqui na Sics para apresentar um projeto de aproveitamento da energia térmica gerada do coco de babaçu com a finalidade de produzir energia elétrica a partir desse calor, e com isso nós vamos montar a primeira mini geradora de energia elétrica do país a partir de matéria prima de floresta nativa”, disse.

"É um projeto extremamente importante para o desenvolvimento do nosso Estado, pois a agroindústria é essencial para o processo de industrialização, além de contribuir com a descentralização econômica no Tocantins, esse é o nosso foco”, pontuou o gestor da Sics.