Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O modelo de estrutura educacional específico para os povos indígenas brasileiros está em constante processo de construção e amadurecimento. Para discutir o assunto a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM) propôs a realização de audiência pública sobre a Educação Indígena no âmbito do Plano Nacional de Educação proposto pelo Projeto de Lei n° 8035, de 2010.

A parlamentar tocantinense solicita a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira, o procurador geral da República, Roberto Monteiro Gurgel dos Santos, a presidenta da UNDIME, Cleuza Rodrigues Repulho e a presidenta do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.

“Temos que rever uma série de medidas da educação indígena brasileira para o PNE que estamos construindo. No Tocantins tivemos ótimas experiências na área com a construção de escolas nas aldeias, formação de professores em curso superior bilíngue, que permitiu não só a qualificação profissional como a preservação da língua nativa de cada etnia”, disse Dorinha.

Fonte: Assessoria de Imprensa Dorinha Seabra