Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Acadêmicos do 1º e 3º períododo curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí-FAG visitaram na ultima sexta-feira (3/6)a comunidade quilombola Barra de Aroeira, no município de Santa Tereza do Tocantins (TO) a 90Km de Palmas-TO.

Os estudantes universitários, orientados pelaProf.ª Esp.ª Nívia Alves Sales Szulczewski passaram o dia realizando pesquisas sobre a educação inclusiva na comunidade, além de questionar os professores, alunos, gestores e pais sobreas principais necessidades e características da comunidade; aproveitaram a ocasião também e visitaram os anciãos do povoado, conhecendo a história do povo negro daquela região.

De acordo com informações do Governo Federal,e de moradores da comunidade “Barra de Aroeira’,a origem do povoado deu-se com o patriarca da Família Rodrigues, chamado Felix José Rodrigues. Ele foi um descendente de escravo que teria recebido de D. Pedro II uma grande área de terra na região do Jalapão, no então estado de Goiás, hoje Tocantins, como recompensa por ter lutado na Guerra do Paraguai (1865-1970).

A comunidade cresceu com a chegada de parentes de Rodrigues e também pelo nascimento de seus filhos. O documento recebido pelo patriarca dos quilombolas teria sido destruído durante um incêndio na casa dele.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAG