Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Enfermeiros e assistentes sociais que trabalham nas Unidades de Saúde das cidades de Araguaçu e Sandôlandia discutiram na semana passada, a importância do ato de cuidar, tanto dos pacientes como dos profissionais. Esta discussão foi apresentada durante a 13ª Semana de Enfermagem e 3ª Semana de Serviço Social, realizada no período de 31 de maio a 04 de junho, na cidade de Araguaçu, com o tema “Enfermagem e Serviço Social dia a dia no Cuidado”.

Na abertura do evento o diretor geral do Hospital Regional de Araguaçu, Miguel de Paula Rezende, falou sobre a importância do profissional de enfermagem, afirmando “que a enfermagem é mais que uma profissão, é uma missão, elogio a atenção e dedicação que estes profissionais dispensam aos pacientes”, ressaltou.

A coordenadora de Enfermagem do Hospital é uma das organizadoras do evento, Adelaide Milhomem, explicou que o tema comum às duas profissões é devido à necessidade do trabalho conjunto destes profissionais nos hospitais, para garantir o melhor atendimento ao paciente. “Cuidado é respeitar as necessidades dos pacientes, as suas particularidades, crenças e questões étnicas, além disso, o papel do enfermeiro também é educar para a saúde e o paciente espera do profissional sensibilidade, compromisso, respeito e cuidado”, disse a coordenadora.

A assistente social do Hospital e integrante da comissão organizadora, Luciana Costa de Oliveira, ressaltou na apresentação do tema a importância do trabalho conjunto dos dois profissionais. Segundo Luciana, no hospital é realizado um trabalho conjunto entre Enfermagem e Serviço Social de “respeito e companheirismo” para atender as demandas dos pacientes que vão além do tratamento de uma enfermidade.

“Temos casos de pacientes que não têm acompanhamento dos familiares, alguns chegam com a roupa do corpo, outros não têm condições de terem material de higiene pessoal, como sabonete, escova, pasta dental e xampu”, detalhou.

Para o técnico em enfermagem do Hospital e do Posto de Saúde de Araguaçu, Dárcio Freire Martins, cuidar é passar amor aos pacientes, tratá-los como familiares. “Às vezes, o paciente necessita de atenção e não de tratamento de uma doença. O cuidado vai além do atendimento no hospital, no caso dos idosos nos preocupamos em encaminhá-los a um abrigo especializado na ausência dos familiares”, disse.

O técnico frisou que outro ponto importante da Semana é o cuidado com o cuidador. “Nós profissionais da saúde passamos por momentos difíceis e atividades como essa ajuda na nossa auto-estima”, alertou.

Também estiveram presentes no evento o presidente do Seet - Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins, Ismael Sabino da Luz, a representante da Secretaria-geral da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção/TO, Josiane Araújo Franco, a secretária de Educação de Araguaçu,

Marinelze Silva, o secretário de Saúde de Araguaçu, Stefferson Camargo, o vereador Almir Lyra, a coordenadora de Enfermagem do Programa Saúde da Família de Araguaçu, Luzimárcia Alencar e a secretária de Administração e Finanças de
Sandolândia, Euzenir Cirqueira.

O evento contou com apresentações gospel do grupo Dercionilia, Valdeci, Fabiana e Alex; e do casal Hugo e Rayssa. Também foi realizada uma peça teatral, que teve como atores os profissionais da saúde e familiares, que abordou com humor os problemas da falta de saneamento básico, educação para saúde, situação de pobreza e o trabalho do Programa Saúde da Família.

Também teve sessão de cinema, palestras, agendamentos de exames para os profissionais, celebração ecumênica e confraternização.

Fonte: Ascom Sesau