Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na tarde desta terça-feira, 07, os profissionais do HRG – Hospital Regional de Gurupi participaram do curso prático diagnóstico da infecção em HIV utilizando testes rápidos.

A capacitação é uma parceria entre o HRG por meio da CCIH – Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar e secretaria municipal de Saúde.

O curso foi ministrado pela biomédica Andréia Santos, representante da Coordenação Estadual do Programa de DST/Aids, que explicou que este curso é uma estratégia do Ministério da Saúde para a implantação nos municípios do teste rápido do “HIV Bio-manguinhos” como diagnóstico.

O “HIV Bio-manguinhos” é um teste de triagem de uso único, que usa um coquetel de antígenos para detectar anticorpos. Na capacitação, os profissionais retiraram sangue e realizaram o exame, sob a orientação da biomédica.

Atualmente no HRG este teste rápido já é realizado, porém apenas como triagem e a partir desta capacitação ele servirá como diagnóstico.

A Coordenadora de Enfermagem da Maternidade e Pediatria do HRG, Leandra Barros, destacou a importância deste trabalho e afirmou que o objetivo é que 100% dos profissionais que estão diretamente ligados aos pacientes sejam treinados para este trabalho, assim, viabilizando uma melhor assistência e um encaminhamento precoce dos casos detectados.

Fonte: Ascom Sesau