Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Será realizado nesta quinta-feira, 09, um treinamento simulado de resgate aero médico com efetivo da Secretaria Estadual de Segurança, Justiça e Cidadania - SSJC, através do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER, Polícia Militar-PM/TO, Corpo de Bombeiro Militar/BM e funcionários do Hospital Geral de Palmas.

Por conta do convênio elaborado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP e o Governo do Estado do Tocantins, eventos dessa natureza devem ser realizados periodicamente, já que fazem parte das ações que norteiam o trabalho da aeronave no estado. Essas ações já vêm sendo realizadas em outras unidades da Federação e têm alcançado grande êxito, principalmente no que diz respeito ao treinamento, que é fornecido pela Senasp, aos operadores estaduais dos grupamentos aéreos.

O treinamento tem por objetivo simular o resgate de vitimas de acidente automobilístico, propiciando aos profissionais das instituições envolvidas em operações reais, vivenciarem os procedimentos que devem tomar tendo apoio aéreo (helicóptero).

O treinamento será realizado em cinco fases:

FASE 1

A equipe do CIOPAER ministrará instrução básica de embarque e desembarque de vítimas na aeronave às equipes do BM Bombeiro Militar, PM Polícia Militar e HGP Hospital Geral de Palmas.

FASE 2

O policiamento ostensivo realizará o isolamento do local, chamando o Corpo de Bombeiros.

FASE 3

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar fará os procedimentos iniciais para estabilizar a vítima. O serviço aéreo será acionado via Sistema Integrado de Operações Policiais - SIOP.

FASE 4

Os militares expandem o isolamento para o pouso das aeronaves, observando as instruções transmitidas pelos tripulantes.

A equipe de resgate do Bombeiro Militar repassará à vítima estabilizada aos tripulantes da aeronave, que estará em funcionamento.

Os tripulantes embarcam a vítima na aeronave, iniciando o deslocamento até o HGP.

FASE 5

Após o pouso no HGP, os tripulantes a comando, permitirão que os funcionários do hospital se aproximem do helicóptero para realizar a transferência da vítima até o interior da emergência e com a entrada da mesma na sala vermelha, haverá o corte do motor do helicóptero.

A instrução ocorrerá às 09 horas, no pátio do Corpo de Bombeiros Militar e no Hospital Geral de Palmas – HGP. A simulação será das 14hs às 17hs na Avenida Teotônio Segurado com a L0-11 e HGP.

Participarão da operação dois helicópteros, sendo um Modelo SKILO B3, da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania, comandado pelos membros do CIOPAER do Tocantins e o segundo um SKILO B2, pertencente a Força Nacional de Segurança Pública, sob o comando do Major Vieira Lins, da Polícia Militar do Distrito Federal.

A Secretaria de Segurança já esta traçando metas para elaborar contrato de manutenção, combustível e seguro para a aeronave, pertencente ao governo do estado, bem como a aquisição prioritária de um caminhão de abastecimento com capacidade para cinco mil litros de combustível.

Segundo o delegado Leonardo Garrido, um dos comandantes da aeronave, equipes de manutenção do estado já estão sendo treinadas para fornecer o suporte necessário a aeronave da Secretária de Segurança que é multimissão e pode atender às ocorrências policias, ocorrências de defesa civil e também pode atuar como aero médico atuando em todo território Tocantinense.

Fonte: Assessoria de Imprensa SSJC