Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um sistema de iluminação pública auto-sustentável, movido à energia solar, foi apresentado ao subsecretário de Produção de Energias Limpas da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ailton Parente Araújo, pelo empresário José Macena. A demonstração foi feita na subsecretaria, na tarde dessa quarta-feira, 08.

Macena demonstrou a tecnologia, uma placa solar conectada a baterias para iluminar as lâmpadas, sendo apresentadas três modelos diferentes e explicou sobre o sistema. “O sistema inclui células fotovoltaicas, que convertem os raios solares em energia e alimenta os leds. No total 90% da energia solar é convertida em iluminação”, disse o empresário.

A empresa Macena Tecnologia está localizada em Goiânia (GO) e segundo Macena, o sistema está sendo testado na Paraíba, onde estão instalados 20 protótipos do modelo e o Estado de Goiás deverá instalar os primeiros postes de iluminação pública do País, com leds alimentados com energia solar.

O subsecretário Ailton disse que a Seagro analisará a viabilidade de substituir as instalações elétricas dos prédios e iluminação pública pelo sistema.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro