Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante três dias, produtores rurais do Tocantins estiveram reunidos em Palmeiras do Tocantins participando da IV Feira da Alimentação e da Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins. O evento conta com o apoio do Consórcio Estreito Energia (CESTE) desde a sua primeira realização. A promoção é do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (IDEP), que ainda tem a parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, através da Ruraltins.

Desde a sua primeira edição em 2008, a FEAPA busca promover a integração entre as entidades ligadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável da região. A programação da quarta edição foi aberta com a tradicional cavalgada, que percorreu as principais ruas do município tocantinense.

A abertura oficial da IV Feapa foi feita pela Presidente do IDEP, Nalva Braga, que parabenizou a categoria pelo sucesso do evento.

Presente na solenidade de abertura do evento, o deputado federal César Halum também parabenizou o IDEP, o Ceste e os produtores rurais pelo evento.

“Sabemos da importância de um evento como esse. E como incentivador do desenvolvimento sustentável, o Ceste não poderia estar ausente desta ação”, afirma a gerente de Projetos Sociais do Consórcio Estreito Energia, Lorena Durão.

Ceste

Da mesma forma que nas edições anteriores, o Consórcio Estreito Energia marcou presença na Feapa com uma atividade bem interessante. Em seu estande, que funcionou nos três dias do evento, foi ofertado curso com aulas teóricas e práticas sobre compostagem (processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo e que pode ser utilizado como adubo).

A produtora rural Luiza Maria Conceição Amorim, do Projeto de Assentamento São Paulo, revelou que sempre participa das atividades ofertadas pelo Ceste na Feapa. “Ano passado, com as instruções recebidas no estande do Ceste aprendi a fazer a horta doméstica da maneira certa, e estou colhendo bem. E agora, depois de ter aprendido a técnica de compostagem, tenho certeza que a produção da horta vai melhorar”, comentou entusiasmada.

Vice-presidente do Projeto de Assentamento Bons Amigos, Valdoni Barbosa Ferreira, conhecido entre os produtores rurais como “Batata” elogiou a iniciativa do Consórcio Estreito Energia em ofertar o curso de compostagem na IV Feapa. “São atividades assim que realmente ajudam o produtor rural. Muitas vezes temos todo o material para melhorar a nossa produção e não sabemos como utilizar. Então, o Ceste está de parabéns pelo trabalho realizado”, comentou.

Informação e esclarecimentos

Além da oferta do curso de Compostagem, o Consórcio Estreito Energia também se fez presente na IV Feapa com o Ceste Móvel – o Centro de Informações itinerante da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), esta importante obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, assim como esclarecendo dúvidas dos moradores da região.

O Ceste Móvel possui um espaço adaptado para o atendimento, recursos audiovisuais modernos, TV e DVD para veiculação de vídeos institucionais, além de um gerador de energia que garante o funcionamento dos equipamentos.

Novidades da IV Feapa

O IDEP trouxe duas novidades para esta quarta versão da FEAPA: a escolha do Produtor Rural Nota 10. O título foi conquistado pelo Valdoni Barbosa Ferreira, o “Batata” do PA Bons Amigos, que junto com outros produtores do assentamento, está investindo na produção de melancias.

Paralelo às atividades intrínsecas à Feapa, foram realizados o Torneio de Futebol da Agricultura Familiar e o concurso Garoto e Garota Feapa.

O torneio de futebol reuniu seis times, com 17 jogadores cada um. As equipes dos P.A’s Destilaria, Santa Luzia, 1º de Janeiro, Montes Altos, Coco e Pedra Vermelha se enfrentaram em cinco partidas para que fosse definido o campeão da competição. No final, o título ficou com os jogadores-agricultores do P.A. Santa Luzia.

No concurso de beleza, os escolhidos por votação popular foram Roberto Oliveira Braga e Ana Paula Farias.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito