Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Falando sobre as dificuldades enfrentadas pelo Governo na reestruturação do Estado e ressaltando que a meta é fazer do Tocantins um estado desenvolvido com sustentabilidade, próspero e justo, o governador Siqueira Campos recebeu - usando óculos escuros por estar se restabelecendo de cirurgia de catarata -, no Palácio Araguaia, os prefeitos do PT – Partido dos Trabalhadores, na manhã desta terça-feira, 14. O encontro foi articulado pelo presidente do Diretório Regional do partido, Donizeti Nogueira e pelos deputados estaduais Amália Santana e José Roberto. Os gestores municipais apresentaram, cada um, as necessidades dos municípios e foram ouvidos atentamente pelo Governador que enfatizou: “precisamos nos unir para dar condições de dignidade para a população. Os prefeitos carregam a maior dificuldade em decorrência dos problemas que o Estado enfrenta. Só quero ficar distante de quem não tem compromisso com nossa gente.”

Estiveram na reunião os prefeitos José Santana, de Colinas do Tocantins, Adimar da Silva, de Rio da Conceição, Emilson Pereira, de Colméia, José Rodrigues da Silva, de Aliança do Tocantins, José Salomão, de Dianópolis, Claudinei Martins, de São Sebastião, Júlio César Brasil, de Couto Magalhães e Milton Alves, de Guaraí. O prefeito Ruidiard Sousa Brito, de Axixá do Tocantins, foi representado pelo vereador e secretário municipal de Administração de Axixá do Tocantins, Francisco Silva.

Foram muitos os pedidos apresentados ao governador Siqueira Campos, todos considerados de urgência pelos prefeitos e a maioria se destaca nos setores da saúde, educação e transportes.

O prefeito José Salomão, por exemplo, destacou a necessidade de dar continuidade e finalização ao Projeto de Fruticultura Manoel Alves. “Esse projeto é a redenção do povo de Dianópolis e de toda a região. Em 2001 tínhamos a certeza que ele seria concluído, mas não foi”, lamentou Salomão que também solicitou parceria com o Governo do Estado para a recuperação de estradas vicinais, que segundo ele, “estão em péssimo estado a ponto de comprometer o transporte escolar.”

O prefeito Júlio César, de Couto Magalhães, falou da necessidade de parceria com o Governo para buscar melhorias na Educação. Ele também solicitou assistência técnica, por meio do Ruraltins, para os trabalhadores da agricultura familiar nos assentamentos do Município, reforma na quadra de esportes e recuperação das estradas na zona rural.

Claudinei Martins, de São Sebastião, apresentou sua preocupação com as condições das estradas vicinais, que segundo ele estão muito estragadas, e colocou como prioridade para o Município a conclusão da escola rural do assentamento Nova Estrela, iniciada em 2001, cuja construção não teve continuidade nos anos seguintes. A escola abriga quase 100 crianças e funciona em uma casa pequena que foi alugada pela Prefeitura.

O prefeito de Guaraí, Milton Alves, não trouxe pauta de projetos, mas fez reclamação em torno de ações do Estado no município que não tiveram a participação da Prefeitura. Como exemplo ele citou um plano de limpeza da cidade e a distribuição de cestas básicas de alimentos.

Foram muitos os Ofícios entregues ao governador Siqueira Campos durante a reunião. Ele ouviu atentamente a cada uma das reivindicações dos Prefeitos e prometeu dar atenção a todos os pedidos.

O presidente do PT, Donizeti Nogueira agradeceu ao Governador. “Nunca, na história do Tocantins, aconteceu um encontro como esse. Essa é a oportunidade de discutirmos com o Governo as necessidades dos nossos municípios. Esta reunião é um abrir de portas para todos.”

Fonte: Secom