Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

No último fim de semana – a Cipama - Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental realizou diversas operações que resultaram em algumas prisões e apreensões. No sábado, 18, por volta das 11h45, numa fiscalização ambiental na estrada vicinal que liga Natividade a Santa Rosa, policiais militares do destacamento PM Ambiental de Porto Nacional abordaram um veículo VW Gol, de cor branca, placa MWT 0261, no qual encontraram em seu interior um Rifle Cal. 22, marca Itajubá, nº. 27851, com um carregador e 21 munições do mesmo calibre intactas em poder do condutor, Edson Gonçalves Leite, que assumiu não ter a referida arma registro, sendo o infrator e a arma apresentados à DEPOL de Natividade, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante em desfavor do mesmo.

No período da tarde do sábado, 18, no município de Natividade, durante fiscalização ambiental às margens do Rio Manoel Alves, na localidade conhecida como “Caldeirões”, policiais militares do destacamento PM Ambiental de Dianópolis encontraram em poder de Rafael de Sousa Bráulio, Leandro Lara de Faria e de Deividy Fernandes Pereira vários equipamentos de pesca e 177,999 kg de pescados da espécie jaú, capturados com uso de arpão, modalidade de pesca considerada predatória no Estado, sendo os infratores conduzidos à Depol de Natividade e apresentados à autoridade policial, que os autuou em flagrante delito.

Ainda no mesmo sábado, à noite, em outra fiscalização ambiental na estrada vicinal que liga a cidade de Brejinho de Nazaré a Ipueiras, militares do destacamento PM Ambiental de Porto Nacional abordaram uma moto Honda CG Titan 125, cor azul, placa MVS 5882, conduzida por Sidiney Ferreira Leite, que transportava na parte dianteira dois animais silvestres abatidos (paca e cotia) e, na parte traseira, seu companheiro, Sebastião Ferreira da Costa, levava outro animal silvestre abatido (veado). Indagados a respeito das armas de fogo utilizadas nestes crimes ambientais, os mesmos informaram que estavam escondidas no matagal e decidiram entregá-las espontaneamente: duas espingardas cartucheiras sem registro, sendo uma de Cal .40, marca Boito, coronha de madeira, nº. 251056 e a outra Cal.32, marca CBC, coronha de madeira, sem numeração aparente, tendo sido os infratores conduzidos junto com os animais silvestres abatidos e as armas de fogo à Depol de Porto Nacional, onde foram realizados os procedimentos criminais cabíveis.

O comandante da Cipama, tenente coronel Félix Francisco dos Santos Neto, salientou que diante das diversas prisões e apreensões feitas no fim de semana,vai intensificar ainda mais as operações, com o objetivo de prevenir e reprimiras infrações e crimes ambientais.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM