Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A conscientização e a sensibilização da população para a importância do fim das queimadas urbanas em Palmas ocorreram na tarde desta segunda-feira, 27, em forma de carreata. Às 17h, no lado oeste da Praça dos Girassóis, dezenas de órgãos públicos reuniram no manifesto, seguindo pela LO-2, NS-2, Avenida JK e depois contornou para a Avenida Teotônio Segurado, finalizando na Aureny III.

A união dos órgãos que pedem o fim das queimadas tem o nome de Pacqto - Programa de Controle das Queimadas no Tocantins -. A iniciativa é da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e contou com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana, Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, e outros parceiros.

Durante a manifestação houve a distribuição de folderes e adesivo do Pcqto como forma de reforçar o pedido dos parceiros pelo fim das queimadas. Outro objetivo da carreata foi de desenvolver a cultura da participação população no controle e fim desse grave problema, que nessa época do ano torna-se mais um dos responsáveis pelas internações hospitalar de idosos e crianças com sérios problemas respiratórios.

As autoridades pedem que a população auxilie, denunciando os autores das queimadas na Capital, usando a linha 190, do Siop - Serviço Integrado de Operações, ou o 193, em caso de identificação de focos de queimadas. Há também a Linha Verde, do Naturatins - 0800-63-1155.

Fonte: Ascop