Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Priscila Cavalcante

Foto: Priscila Cavalcante

Os micro e pequenos empreendedores do Tocantins contam com uma nova ferramenta para ampliar e modernizar seus negócios, por meio dos recursos oferecidos pela informática. Foi inaugurado no final da tarde desta segunda, 27, em Araguaina, um laboratório do Programa de Inclusão Digital para Empreendedores da empresa de tecnologia HP – Hewlett Packard – em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A inauguração marcou o início do curso de formação dos instrutores que irão disseminar os conteúdos dos cursos nas demais unidades laboratoriais que funcionarão nos estados do Maranhão, Piauí e Rondônia.

A escolha dos locais do programa da HP deve-se à realidade socioeconômica destas regiões que têm maior necessidade de desenvolvimento da inclusão digital. Além disso, o município de Araguaina foi escolhido para a formação dos instrutores em virtude infra-estrutura apresentada, como destaca a gerente da unidade SENAI de Araguaina, Francismeire Morais. “Uma série de circunstâncias colaboraram para a escolha, mas a principal foram nossas instalações físicas que já estavam prontas, o nosso Núcleo de Tecnologia da Informação e os laboratórios de informática”.

A diretora regional do SENAI Tocantins, Raimunda Tavares, falou aos alunos na abertura do curso reforçando o papel da instituição na parceria. “Através dessa parceria e dessa capacitação estaremos mais preparados para sensibilizar os pequenos empresários para as transformações sociais e tecnológicas, mostrar a importância do conhecimento técnico e da visão empreendedora no universo digital”, disse.

O evento contou ainda com a participação do analista de desenvolvimento industrial do departamento nacional do SENAI, Marcelo Coelho. “O programa contempla conceitos de informática básica, como Excel, informações para gerir negócios ou para abrir um novo e é voltado para pessoas que tem empresa e sentem que podem usar melhor os recursos de informática em sua gestão Ou mesmo para quem só tem uma ideia de abrir uma empresa e que sabe que pra isso precisam usar a informática”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fieto