Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerado como ferramenta de promoção e desenvolvimento do setor agropecuário, o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar está a disposição dos agricultores familiares. Nesta quarta-feira, 6, no auditório do Sebrae, em Araguaina, região norte do Estado, 50 produtores rurais assinaram contratos de financiamentos.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Olimpio Mascarenhas e servidores do órgão acompanharam a assinatura das linhas de crédito do Pronaf A, sendo o Banco da Amazônia de Araguaina, o agente financiador. Segundo Olimpio Mascarenhas esse foi um passo muito importante dado pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins, que se organizou junto aos produtores para que estivessem aptos a receberem os recursos. “Nós não medimos esforços, nossos técnicos orientaram os produtores na elaboração dos projetos e o resultado está aqui. Temos a missão de distribuir mais recursos aos agricultores do Estado, pois eles são peças fundamentais para o aquecimento da economia local e crescimento do Tocantins", concluiu.

De acordo com o gerente do Banco da Amazônia, de Araguaina, Evercino Ferreira Martins, a iniciativa faz parte do Plano Safra 2010/2011. Nesta etapa foram liberados 380 projetos, somando R$ 15 milhões em recursos, essas assinaturas são partes desse montante. “Os projetos apresentados pelos produtores já foram aprovados, gradativamente todos os atendimentos serão agendados e os créditos liberados de forma parcelada” explicou. Ainda de acordo com o gerente, o agricultor terá três anos de carência para iniciar o pagamento e 50 por cento de bonificação sobre o valor do contrato para quem pagar em dia. Ele lembra que a linha de crédito do Pronaf A financia itens como materiais para construção de currais, formação de pastagem, formação de capineira, construção de cercas, aquisição de insumos, aquisição de gado com aptidão leiteira entre outros.

O agricultor familiar do município de Babaçulandia, Euvivan Ribeiro de Araújo, de 38 anos foi um dos contemplados com um contrato de R$ 80 mil do Pronaf, os recursos serão investidos na compra de gado leiteiro. “Estou apostando, na produção de leite e na venda dos bezerros para garantir a renda da família. Uma nova fase começa na minha vida”, disse ele.

Assim como Ribeiro, a agricultora familiar Maria Helena Coelho, moradora do Projeto de Assentamento Vitória Régia, em Aragominas, também recebeu os benefícios do Pronaf A. “Esse contrato vai garantir a permanência da minha família no campo, pois teremos condições de gerar renda”, afirma.

De Nova Olinda, o agricultor José da Silva Lopes, de 70 anos, também foi beneficiado. Ele irá investir parte dos recursos na reforma do pasto e o restante no ramo de apicultura. “ Já temos uma pequena produção de mel, mas a meta é ampliar o negócio e vender o produto, em Palmas", conta.

Pronaf

Pronaf é uma política pública do governo federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, aplicada em todo território nacional em parceria com os governos estaduais e instituições que prestam assistência técnica e extensão aos grandes, médios e pequenos agricultores, para que possam desenvolver suas aptidões agropecuárias de acordo com as regras estabelecidas pelo governo federal. No Tocantins os recursos são disponibilizados via Banco do Brasil e Banco da Amazônia, aos agricultores que apresentarem projetos elaborados por profissionais da extensão rural oficial ou não.

Ruraltins

Os agricultores interessados em ter acesso as linhas de crédito do Pronaf, bastam se dirigir aos escritórios locais do Ruraltins, mais próximo da localidade onde moram e agendar visitas dos técnicos em suas propriedades.

Fonte: Ascom Ruraltins