Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A abertura do 6º Salão Nacional do Turismo Roteiros do Brasil aconteceu nesta quarta-feira, dia 13, no auditório Elis Regina, parque do Anhembi, em São Paulo. O evento foi prestigiado pelo governador Siqueira Campos, que compôs uma das maiores expressões políticas de presença de autoridades nas últimas edições. O ministro do Turismo,Pedro Novais, anunciou a liberação de linha de crédito de R$ 4 bilhões de reais nos bancos oficiais, para fomentar o segmento hoteleiro.

O Tocantins marca sua participação na macrorregião Norte, com estande onde divulga os roteiros turísticos “Encantos do Jalapão”, “Serras e Lago”e “Lagos e Praias do Cantão”. Em todos os pronunciamentos das autoridades institucionais e do setor de Turismo, a motivação maior foi o destaque que o Destino Brasil vai ter após a realização da Copa do Mundo, em 2014. Salientada pelo trade e defendida pelo Ministro Novais, a necessidade de qualificação da mão-de-obra turística, para que se obtenha serviços de qualidade e conquiste-se uma infraestrutura que permita a realização de grandes eventos de negócios após a competição.

O Ministro do Turismo anunciou para o mês de agosto, o lançamento em Salvador, do Sistema de Regulamentação de Hóspedes via eletrônica, o ordenamento da atividade das transportadoras turísticas e formalização do trabalho dos guias de turismo. Na ocasião da solenidade, também informou que a presidente Dilma Roussef assinou lei que estabelece normas para a regulamentação da classificação da rede hoteleira, utilizando as estrelas como instrumento de avaliação de categorias.

Do Tocantins vieram para a solenidade de abertura, além do governador Siqueira Campos e da primeira-dama, Mariluce Uchoa Siqueira Campos, o senador Vicentinho Alves de Oliveira, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), Lúcio Flavo Adorno, o secretário de Indústria e Comércio, Ernani Soares de Siqueira, o secretário de Comunicação, Ahrrenius Naves, o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, o presidente da Abav, Gleber Miller e o presidente do Convention Visitors Bureaus, Carlos Franco Amastha.

Os governadores do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Alagoas e os ministros do Esporte, Aquicultura e Pesca, Minas e Energia, deputados estaduais e federais, senadores e secretários e dirigentes de turismo estavam no evento. Comitivas internacionais do México, Eslovênia, Angola, Namíbia, Argentina e Venezuela também compareceram.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adtur