Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Vigilância Sanitária Municipal de Colinas do Tocantins vem desenvolvendo um trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais do município. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da diretoria da Vigilância Sanitária Municipal apresentou a Programação Anual das suas ações na Vigilância Sanitária Estadual, que assegura a aplicação dos recursos em ações de vigilância e na análise do Plano Municipal de Saúde.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Romerito Rodrigues Guimarães, através desse plano de ação, feito anualmente, os recursos ficam garantidos para a realização dos trabalhos do órgão. Ainda segundo Guimarães, o plano serve de subsídio para a negociação entre os municípios e o Estado quando da pactuação na área da vigilância sanitária, a serem desenvolvidas por cada ente e do repasse de recursos financeiros para o custeio dessas ações. Também assegura o monitoramento e avaliação das ações da vigilância no município.

Entre as ações inseridas no plano que visam a estruturação e o fortalecimento da gestão da Vigilância Sanitária no Município, estão a elaboração da lei de criação da Vigilância Sanitária Municipal, com atribuições e competências; a elaboração do Código da Vigilância Sanitária; a realização de inspeções sanitárias em estabelecimentos instalados no município e atividades educativas para a população.

Por meio do Plano de Ação da Vigilância Sanitária o município pretende fortalecer o gerenciamento do risco sanitário, contribuindo para a proteção e promoção da saúde em Colinas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Colinas do Tocantins