Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Durante a abertura oficial da XI Expolagoa, na noite dessa quinta-feira, 14 de julho, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, anunciou melhorias que beneficiarão os produtores rurais da região de Lagoa da Confusão. Na ocasião, Café informou que será instalada no município uma unidade do Ruraltins – Instituto Rural do Tocantins, uma agência do Banco do Brasil e outro escritório da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária.

Em seu discurso, o secretário ainda falou sobre um projeto do Governo voltado às instalações de lavouras comunitárias. Segundo Jaime Café, a região de Lagoa da Confusão também será beneficiada com esses projetos. “Fazemos parte de um Governo comprometido com os produtores rurais, com os municípios e consequentemente com o povo desta cidade”, afirmou o secretário.

Segundo o secretário, as novas instalações do Banco do Brasil, da Adapec e do Ruraltins são fundamentais para o produtor desta região, que é um dos municípios com a maior área agrícola do Estado. “O nosso produtor rural tem que deslocar muito para resolver assuntos que poderiam ser solucionados aqui e o Governo entendeu essa necessidade”, afirmou ele.

Atualmente, o município de Lagoa da Confusão não conta com instalações do Ruraltins, órgão do Governo que auxilia os produtores através de conhecimentos técnicos. A Adapec, órgão de prevenção, fiscalização e defesa agropecuária, já possui um escritório em Lagoa, mas em razão da extensão do município será instalado outra unidade do órgão no assentamento Loroti - comunidade afastada a 80 km do município.

A agência do Banco do Brasil mais próxima fica na cidade de Cristalândia, o que dificulta as movimentações bancárias dos produtores. Contudo, o superintende do Banco do Brasil no Tocantins, Roberto Cavallieri, presente na Expolagoa, informou que em agosto o município deverá ter uma agência própria.

Também esteve presente na abertura da Expolagoa, o prefeito do município, Neto Lino, além do deputado federal Irajá Abreu, dentre outras autoridades. Na ocasião, Irajá destacou a importância agrícola da região de Lagoa da Confusão e se comprometeu a empenhar esforços para levar uma escola técnica agrícola ao município.

Expolagoa

A 11ª Exposição Agropecuária de Lagoa da Confusão começou no dia 14 e vai até domingo, 17 de julho. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura apoiou a realização do evento. De acordo com o secretário da Agricultura, Jaime Café, até o presente momento cerca de 600 mil pessoas participaram das exposições agropecuárias que foram realizadas no Estado com o apoio do governo do Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro