Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

O Governo do Estado está apoiando o 19º Rally dos Sertões, considerado o segundo maior evento, neste segmento, a nível mundial. Vão participar da aventura seis pilotos do Tocantins, nas categorias Production Aberta e Over 45, entre eles uma mulher, Marieta Moraes, já tradicional competidora. A prova percorre em 2011 os estados de Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí e Ceará, montando estrutura de pernoite aqui no Estado em Gurupi, Porto Nacional e Lizarda, a partir do dia 12 até dia 14, com mobilização de comitivas em torno de duas mil pessoas.

Para abrilhantar ainda mais a presença dos tocantinenses, a Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico e Secretaria Estadual da Comunicação vão plotar os carros de apoio e motos de provas com logomarca do Governo do Estado, especialmente desenvolvida para esta edição do Rally dos Sertões. Na largada em Goiânia, no percurso dentro do estado e na chegada em Fortaleza, também serão ocupados todos os espaços publicitários disponibilizados pela Dunas Race, empresa promotora da competição, com peças de divulgação do Governo do Estado.

Em ação conjunta, Secom e Adtur conseguiram junto à Dunas, a isenção das taxas de inscrição dos seis pilotos do Tocantins. Na manhã desta quarta-feira, dia 20, quatro dos seis que disputam, reuniram-se na Adtur e receberam camisetas e bonés para usarem com suas equipes no lançamento do Rally no Tocantins, na próxima terça-feira, dia 26, no Ahãdu Eventos. Também receberão trajes personalizados pelo Governo para vestirem nos demais trechos da competição.

Roteiro

A edição 2011 larga de Goiânia, capital de Goiás, dia 10 de agosto e finaliza em Fortaleza, Ceará, dia 19. No Tocantins, a entrada é por Gurupi, sul do estado, dia 12, em percurso de 455 km originado em Porangatu (GO). No dia seguinte, 13, são 206 km até Porto Nacional, que este ano substitui a capital, Palmas. A 5ª etapa do Rally percorre 471 km chegando a Lizarda, no Jalapão, dia 14. Esta é a última cidade tocantinense e a prova despede-se, seguindo para Balsas, no Maranhão.

Está no site dos “Sertões” a descrição de Marcos Moraes, diretor do evento, sobre o roteiro deste ano: “Vencerá o Sertões quem tiver a melhor percepção de estratégia em meio a trechos difíceis, variadíssimos e que não vão poupar ninguém. Tão duro, travado, técnico e exigente quanto um bom enduro”. Esta edição do Rally dos Sertões supera o número de inscritos o de 2010; serão 72 pilotos entre competidores nacionais e estrangeiros.

Categorias e pilotos

João Onofre Pereira do Rego Barros, André Luiz de Siqueira e Wagner Moraes, na categoria Over 45; Marcos Ribeiro de Magalhães Júnior e Ronaldo Imay, na categoria Production aberta e Marieta Moraes, concorre na Marathon.

Fonte: Ascom Adtur