Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Luciano Ribeiro

A partir da próxima segunda-feira, 25, as pessoas interessadas em começar ou em ampliar sua atividade de pequeno negócio, através do Programa “Nossa Oportunidade”, na quarta-feira, 20, pelo Governo do Estado, poderão, além da sede do Prodivino/Banco da Gente, na Avenida Teotônio Segurado, fazer o cadastramento nos bairros e regiões da Capital, com base em uma agenda que será divulgada pelos veículos de comunicação.

Como forma de agilizar o processo, a Secretaria Estadual das Oportunidades, a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, o Prodivino-Instituto Divino Espírito Santo/Banco da Gente, com o apoio do Sebrae, deram início na manhã desta quinta-feira, 21, na ala norte da Praça dos Girassóis, às inscrições ao programa, que prosseguem no local até esta sexta-feira. Pelo menos 500 pessoas, apenas na parte da manhã, estiveram na praça para se cadastrar.

Nos municípios o serviço de cadastramento geral começa na segunda-feira. O interessado deve apresentar originais e fotocópias de identidade, CPF, comprovante de residência e título de eleitor, com o respectivo comprovante de votação no último pleito, assim como a cópia dos documentos de seu avalista.

O valor de cada empréstimo é de R$ 1 mil destinado ao carpinteiro, pintor, pedreiro, encanador, chacareiro, horticultor, vendedor de picolé, de pipoca, salgados, doces, produtor de artesanato e tantos outros profissionais. Podem se habilitar ao crédito quem ganha ou tem renda de até um salário mínimo. O pagamento é realizado a partir de 90 dias de carência, em 22 parcelas e a juros de 1% ao mês, que passa a ser de 0,5% se pago em dia. Feito isso, a pessoa passa a dispor de capital em dobro do Prodivino/Banco da Gente.

A previsão do secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, é de que em aproximadamente 10 dias comece a liberação do empréstimo aos inscritos no programa. Cerca de 10 mil pessoas ou famílias na Capital, e 40 mil no estado, serão beneficiadas, como estima o governador Siqueira Campos. “É uma oportunidade para muitos”, define o presidente do Prodivino, Izamar Morais (Mazinho).

Oportunidade

Bastante descontraída na fila nesta manhã para se inscrever, Terezinha de Jesus, 65 anos, do setor União Sul, na capital, demonstra fé em si mesma e em Deus, acreditando que este será um passo para progredir. Ela pretende ampliar sua atividade de tapeçaria. “Pequenas coisas, grandes negócios”, intervém ela sorridente repetindo a estratégia do Sebrae.

É o que idealiza também a salgadeira Ana Cláudia Oliveira, de 22 anos, de Taquralto. Solteira, mãe de dois filhos e gestante, elogia o gesto do governo e diz que irá valorizar a chance concedida por meio do Programa Nossa Oportunidade, que tem o lema “Uma mão amiga para quem precisa de crédito”.

Fonte: Secom