Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Na tarde dessa segunda-feira, dia 25, o comandante da Cipama – Companhia Independente da Policia Militar Ambiental, Ten Cel Félix Francisco dos Santos Neto se reuniu com militares e com o diretor de fiscalizações do Naturatins, para discutirem estratégias sobre a fiscalização e proteção do capim dourado na região do Jalapão-TO.

O capim dourado é endêmico do Estado do Tocantins, por isso necessita de tantos cuidados. A espécie possui período específico para a colheita que vai de 20 de setembro a 30 de novembro. De acordo com a portaria do Naturatins n° 362 de 25 de maio de 2007 a coleta do capim dourado só é permitida de forma seletiva ou falhada e quando as hastes estiverem maduras ou completamente secas.

Para evitar a coleta irregular do capim dourado, a partir de 1° de agosto a Policia Militar Ambiental e Naturatins atuarão de forma preventiva através de barreiras informativas e patrulhamento em todas as entradas dos pontos turísticos do Jalapão, com a intenção de alertar os turistas quanto à importância da preservação da espécie em questão e também do meio ambiente.

Durante a reunião foi cogitada a idéia de futuras parcerias com associações locais e proprietários de terras para colaborarem no controle e preservação do capim dourado.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM