Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Siqueira apresentou proposta que criou o Tocantins

Siqueira apresentou proposta que criou o Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Siqueira apresentou proposta que criou o Tocantins Siqueira apresentou proposta que criou o Tocantins

O deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) entregou ao governador Siqueira Campos, na manhã dessa segunda-feira, 25, 12 livros contendo todo o trabalho realizado em sua trajetória na Câmara Federal, incluindo o período da Assembleia Nacional Constituinte e os cinco anos que presidiu a Comissão de Redivisão Territorial, num total de 17 anos de atuação.

O secretário Eduardo Siqueira Campos, do Planejamento e Modernização, presenciou a entrega das publicações e disse que os livros, encadernados em capa brochura azul, contêm as proposições apresentadas por Siqueira Campos e todos os pronunciamentos feitos na tribuna do Plenário. Cinco dos 12 volumes são de pronunciamentos.

“Vendo todo esse trabalho, esses volumes, eu creio, governador Siqueira Campos, que terei que trabalhar muito ainda para alcançá-lo e ter uma atuação que chegue à quantidade de proposições apresentadas pelo senhor quando deputado federal”, disse o deputado.

Segundo Eduardo Siqueira Campos, esse trabalho, que reúne documentos importantes para a história do Estado do Tocantins, será copiado para ser entregue a instituições de pesquisa, à UFT – Universidade Federal do Tocantins e à Unitins.

“Todos os documentos contidos nesses volumes foram elaborados, discutidos e colocados sob apreciação dos parlamentares. Tudo isso no caminho que percorri em direção à criação do Estado do Tocantins, promulgada, depois de dois vetos, pela nova Constituição”, disse o governador.

Outra obra foi entregue ao governador Siqueira Campos, esta resgatada pelo secretário extraordinário Éder Luiz dos Santos de Jesus. Com quase 300 páginas, o livro, intitulado Projeto Apolo, denominação dada pelo então deputado federal Siqueira Campos à proposta de Constituição do PDC – Partido Democrata Cristão. O partido era presidido por ele e tinha 23 deputados federais atuando na Câmara. O livro reúne os substitutivos redigidos por Siqueira Campos, depois de receber as propostas apresentadas pelos parlamentares para compor a nova Constituição Brasileira, ele era o relator da Comissão de Sistematização da Câmara Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa gov. Siqueira Campos