O governador Siqueira Campos (PSDB) disse, na manhã desta quinta-feira, 28, ao participar do lançamento da pedra fundamental de implantação da primeira Usina de Biodiesel do Estado, implantada pela empresa Granol Comércio, Indústria e Exportação Ltda, na plataforma multimodal de Aguiarnópolis, na região extremo norte do Estado, que a industrialização do Tocantins e, principalmente o agro-negócio vãoi ganhar maior impulso nos próximos meses. Ele ressaltou que o lançamento da pedra fundamental da usina é um pilar para que novos empreendimentos venham para o Estado.
O governador assegurou que vai dar total apoio ao grupo Granol em demandas que precisarem da ação do Governo para facilitar o desenvolvimento de negócios e atividades geradoras de renda. “Vou trabalhar para intensificar a vida econômica da cidade de Aguiarnópolis”, garantiu Siqueira Campos ao prefeito José Rubens Cabral. Ele afirmou também que a cidade e região terão uma qualidade de vida à altura do que a população sofrida da região do extremo norte merece.
Granol
Fundada em 1965 pelo engenheiro agrônomo, José Gomes Cadette, a empresa se transformou nos últimos anos em uma das maiores produtoras de biodiesel do país, sendo responsável por cerca de 10% da produção nacional. Atualmente gera dois mil empregos diretos através de plantas industriais implantadas nas cidades de Anápolis, Goiás, Bebedouro, Osvaldo Cruz e Tupã, no estado de São Paulo e em Cachoeira do Sul no Rio Grande do Sul. O grupo possui duas usinas de biodiesel em plena produção nas cidades de Anápolis e em Cachoeira do Sul.
O diretor presidente da Granol, Juan Diego Ferrés, afirmou que o município de Aguiarnópolis foi escolhido por seu futuro logístico privilegiado através da possibilidade de navegação da hidrovia Araguaia-Tocantins, da malha rodoviária do estado “uma das melhores malhas rodoviárias do país” observou, e das Ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste.
No Tocantins, a empresa está investindo R5 milhões, vai gerar cerca de 650 empregos diretos e outros 3.250 indiretos. Os diretores do empreendimento confirmaram que a usina de biodiesel entra em operação em dois anos.
Reflexos
Ainda no processo inicial de implantação a Usina já está mobilizando uma grande parte dos produtores rurais da região. O biodiesel ocupa 42% do faturamento geral do grupo, sendo atualmente o carro chefe da empresa que produz também óleo de soja enfasado, óleo de soja a granel, farelo de soja, Lecitina e Glicerina. O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, e pecuarista, dono de transportadora de grãos, Gilmar Gonçalves de Carvalho, disse que a presença da Granol no Tocantins representa mais uma importante opção para empresários do setor. Principalmente no setor de logística, já que a região de Aguiarnópolis é extremamente vantajosa.
Outro produtor, Julio César de Oliveira, pecuarista de Araguaína e Arapoema, e empresário do setor de revenda de veículos, afirmou que a aposta do Governo do Estado ao atrair novos investimentos vai transformar a economia, aumentando as chances de mudança de vida para milhares de pessoas no Estado. Alexandre da Fonseca Paiva, da fazenda Sorriso em Darcinópolis, disse que vê excelentes perspectivas para o desenvolvimento econômico do Tocantins, com a materialização de novos empreendimentos.
(Secom)