Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) substituiu nesta quinta-feira, 28, cerca de 20 lâmpadas da área externa do prédio de sua sede. As lâmpadas antigas de vapor de mercúrio (250 watts) foram trocadas por eletrônicas compactas (85 watts). Esta ação faz parte das ações do Programa Agenda Socioambiental do Tribunal, que busca formas práticas para a preservação dos recursos naturais através da redução dos impactos causados ao meio ambiente.

Esta ação estende-se também às Zonas Eleitorais. Na última semana a substituição ocorreu no Cartório Eleitoral da 29ª ZE em Palmas. Estima-se que 70% da iluminação do Tribunal já esteja funcionando com lâmpadas frias. De acordo com o coordenador de serviços gerais, Marcos Leôncio, a reposição da iluminação representa maior economicidade e menor agressão ao meio ambiente.

Segundo o chefe da Seção de Serviços Gerais, Marco César Farias, além da economia os novos modelos apresentam maior desempenho uma vez que com um gasto energético menor, iluminam mais. Farias lembra que o mesmo processo já foi realizado em todo o estacionamento da sede do TRE-TO há um ano.

A próxima etapa, já com um levantamento de demanda realizado, será a substituição de toda a iluminação do auditório do Tribunal. A substituição também deve se estender gradualmente para todas as Zonas Eleitorais. Os Cartórios Eleitorais, inaugurados nos últimos anos, já apresentam esta preocupação em seu projeto de iluminação. (Ascom TRE)