Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Loise Maria

No sexto dia de comercialização, os livreiros do Salão do Livro da Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT) já comemoravam o sucesso nas vendas. No domingo, 31, os estandes receberam muita gente de olho nas promoções e novidades expostas nos estandes. “Só nessa aqui (editora), comprei sete livros. Para mim e para dar de presente”, conta a servidora pública Raimunda Cosme. Segundo ela, o maior atrativo da Feira é o preço baixo. “Esse mesmo livro vi pela internet por R$ 54 e comprei aqui por R$ 18”, comemorou o bom negócio.

“Muita gente gosta de ler, mas não compram porque infelizmente os livros costumam ser relativamente caros e nem todos podem comprar”, explica Morena Alves, gerente de um dos estandes que tem ofertas de até 75% de desconto. Até o final da feira ela garante que outras promoções ainda virão. “Todos os dias estamos com uma novidade. Queremos que todos que passem por aqui levem ao menos um livro para casa”, planeja.

Na Flit é possível adquirir obras a partir de R$ 1, mas a velha e boa pesquisa pode fazer diferença no final das contas. Pelos estandes encontra-se o Pequeno Príncipe, por exemplo, a preços que vão de R$ 19,90 a R$ 31,90. Exemplares da saga Harry Poter variam de R$ 22 a R$ 70 de uma livraria para outra.

O casal Antíogenes e Najla Murad aproveitou as promoções para presentear a pequena Júlia, que aos seis anos de idade vai ganhar uma biblioteca com cerca de 200 títulos, todos comprados na FLIT. “Já tínhamos vindo ontem e separado alguns livros, mas quando chegamos hoje e vimos que estava ainda mais barato resolvemos comprar mais”, conta a mãe. Mesmo com a pouca idade Júlia já é uma apaixonada pela leitura e adorou o presente. “Eu aprendi ler sozinha. O livro que eu mais gosto é o da Moranguinho”, revela a garota orgulhosa quase perdida no meio dos livros.

Livreiros apostam em atrativos

Apesar dos valores mais acessíveis, os comerciantes apostam em outros atrativos para chamar a atenção dos clientes. Algumas editoras deixaram com os músicos a missão de convidar os leitores a entrar nos estandes, mas há também quem apele para o estomago para conquistar a clientela. “A ideia é oferecer um espaço agradável onde a pessoa faz uma pausa para ler, tomar uma xícara de café e geralmente acabam levando algum livro”, diz o livreiro Vinicius Calve.

Promoções do tipo compre 2 e leve 3 também fazem sucesso. “Comprei dois kits e estou me segurando pra não comprar outro”, confessa a estudante Letícia Machado, que usa a estratégia de esperar os últimos dias para adquirir mais livros. “Sempre tem queima de estoques e os preços caem lá embaixo”.

Quem ainda não visitou a Flit pode conferir as novidades e promoções até o dia 3 de agosto na Praça dos Girassóis em Palmas. (Ascom Seduc)