Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-governador, João Oliveira, representa o governador Siqueira Campos, durante a 10ª reunião do Conselho deliberativo da Sudam, que acontece em Belém, nesta quinta-feira, 11. A reunião tem confirmada a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que presidirá a reunião onde discutirá entre outros temas as diretrizes e prioridades do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).

O Fundo que destina aproximadamente Rnt bi, ao ano, a projetos privados na região Amazônica, tem entre as prioridades de investimentos projetos nas áreas de infra-estrutura, setores tradicionais como a agricultura e a agroindústria, setores tecnológicos e de serviços, a exemplo do turismo e da logística. Os projetos que pleiteiam os recursos do FDA também devem observar a capacidade de geração de emprego e renda e o crescimento da economia local. Até o momento, a Sudam já aprovou 19 projetos de seis Estados da região, sendo a maioria na área de produção e transmissão de energia.

Além do FDA, os conselheiros terão uma longa pauta de discussão sobre o Fundo Constitucional do Norte (FNO), administrado pelo Banco da Amazônia. Sobre esse ponto, os conselheiros vão analisar o relatório de atividades e de gestão do FNO e a proposta de nova versão da Programação de Financiamento do Fundo/2011. A novidade ficará por conta da proposta apresentada pelo Banco da Amazônia, relativa à criação de um novo Programa de Financiamento às Micro e Pequenas Empresas (FNO-MPE), visando a sua inclusão no Plano de Aplicação de Recursos do Fundo.

A reunião do Condel trará a Belém os nove governadores da Amazônia Legal, três ministérios titulares (Fazenda, Planejamento e Integração Nacional) e mais seis convidados, entre eles, o de Transportes e da Indústria e Comércio. O evento contará ainda com representantes de municípios e das classes empresarial e de trabalhadores. A solenidade encerrará com a inauguração do auditório central da Sudam, totalmente reformado para as reuniões do Conselho. (Ascom Vice-governadoria)