Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) promoverá nos dias 17 e 18 de agosto um Treinamento em Instrumentos de Atração de Investimentos para a Amazônia. O evento é voltado para técnicos dos governos dos nove Estados da Amazônia Legal, que atuam na atração de investimentos para a Amazônia. Todos os Estados já confirmaram presença.

A iniciativa é da Sudam, que se uniu ao Banco da Amazônia e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para formar agentes multiplicadores que irão atender à demanda gerada nos Estados da Amazônia e fora deles, para a atração de investimentos para a região. O curso será ministrado na sede da Sudam. Cada Estado indicou três técnicos que atuam na área, para receberem o treinamento e repassarem a seus Estados. Ao final do evento, eles estarão preparados para divulgar esses instrumentos no processo de atração de investimentos dentro e fora da região amazônica.

O objetivo é divulgar os instrumentos fiscais e financeiros disponíveis para empreendedores que querem investir na Amazônia. O treinamento envolverá a legislação, mecanismos de acesso e diretrizes e prioridades setoriais, entre outros temas. O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Desenvolvimento (GFAI) da Sudam, Inocêncio Gasparim, vai falar sobre a importância dos instrumentos de atração de investimentos para a Amazônia. Serão abordados temas relativos aos incentivos fiscais e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), da Sudam, Fundo Constitucional do Norte (FNO), do Banco da Amazônia, e sobre o Fundo Amazônia, do BNDES. Juntas, essas instituições disponibilizam mais de R$ 10 bi para projetos em diversos setores como infraestrutura, meio ambiente e setor produtivo, para grandes, médias e pequenas empresas da Amazônia.