Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os agricultores familiares quilombolas se preparam para a IV Feira e I Encontro das Comunidades Quilombolas do Sudeste do Tocantins. O evento acontece no dia 17 de setembro, na Comunidade Lagoa da Pedra, localizada a 420 km de Palmas e a 35 km da cidade de Arraias. Nesta quinta-feira,18, representantes da Comunidade estiveram reunidos com o presidente do Ruraltins, Olimpio Mascarenhas, para acertar os detalhes da programação.

A IV Feira e I Encontro das Comunidades Quilombolas é uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vinculado a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), em parceria com a Prefeitura de Arraias e Comunidade Lagoa da Pedra.

Segundo a presidente da Associação de Produtores do Povoado Lagoa da Pedra, Helena Ferreira da Silva, 16 comunidades vão participar da feira, comercializando produtos típicos da agricultura familiar e seus derivados como arroz, mandioca, feijão, milho, farinha, paçoca, tapioca, rapadura, doces, açúcar mascavo, cachaça, mel, queijo, manteiga, banana, mamão e abóbora. Além da exposição de peças em artesanato. “ O objetivo é divulgar os produtos e promover mais integração entre as comunidades quilombolas , valorizando nossa cultura e tradição”, completou Silva.

O presidente, Olimpio Mascarenhas, destacou que o Ruraltlins faz parte do desenvolvimento econômico das comunidades quilombolas. Através da assistencial técnica, o órgão implanta e acompanha diversos projetos como o PAS – Produção Agroecológica Sustentável, modelo de horta circular, sem uso de agrotóxico, que integra o cultivo de verduras, frutas, hortaliças e animais (peixes e aves) em uma área pequena. “ Ações como a realização desse encontro, fortalecem o elo entre poder público e os agricultores. Nossa prioridade é cuidar dessas pessoas”, concluiu o presidente.

Participam da feira agricultores familiares quilombolas dos municípios de Arraias, Brejinho de Nazaré, Conceição do Tocantins, Almas, Dianópolis, Paranã, Porto Alegre do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Natividade, Chapada da Natividade e região circunvizinha. (Ascom Ruraltins)