Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta semana, os municípios de Santa Rosa do Tocantins (dias 22 e 23/08) e Silvanópolis (24 e 25/08) – pertencentes à área do 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar) – serão atendidos pelos serviços clínicos do Odontomóvel, uma aquisição do FAM – Fundo de Assistência aos Militares do Tocantins, que conta com uma equipe de três profissionais de saúde (um cirurgião-dentista, um auxiliar e um enfermeiro). Há a previsão de uma média de 80 atendimentos – entre militares e seus dependentes.

O Odontomóvel facilita a vida dos beneficiários, uma vez que os serviços – obedecendo a um cronograma prévio – vão ao encontro da comunidade beneficiária do Fundo. De acordo com o coronel Glauber de Oliveira Santos, presidente do FAM, logo após os atendimentos nesses dois municípios e região, o Odontomóvel seguirá para Araguaina, norte do Estado.

A ida para Araguaina se justifica em função de que o município receberá as obras de reforma das instalações do FAM e, aproveitando, o Odontomóvel permanecerá na cidade realizando os atendimentos aos beneficiários daquela região. A reforma está prevista para iniciar no próximo dia 20 de setembro e concluída um mês depois. Depois disso, o Odontomóvel seguirá para atendimentos na região do Bico do Papagaio, extremo-norte do Tocantins.

O enfermeiro que compõe a equipe também presta diversos serviços aos beneficiários, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, e orientações às famílias dos militares sobre saúde preventiva.

Serviços

São serviços de odontologia os atendimentos clínicos em endodontia, cirurgia, dentística, odontopediatria, prótese, periodontia e ortodontia, além dos atendimentos de prevenção à saúde bucal. Possuem os serviços odontológicos as unidades do QCG, 1º BPM, 2º BPM, 3º BPM, 4º BPM, 5º BPM, 6º BPM, 7º BPM, 8º BPM, 1ª CIPM, 2ª CIPM, 3ª CIPM, 4ª CIPM e 6ª CIPM.

FAM

O FAM – Fundo de Assistência aos Militares foi incorporado à Fundação Pró-Tocantins de Assistência aos Policiais e Bombeiros Militares, em 26 de novembro de 2010. Tem como finalidade distribuir riquezas e participar ativamente dos fenômenos econômicos e sociais, modernizando com humanização, proporcionando auxílio aos militares ativos e inativos, juntamente com seus dependentes legais, abrangendo assistência médica, odontológica, hospitalar, farmacêutica, habitacional, educacional, cultural, espiritual e assistências em geral. (Ascom PM)