Um público estimado em 4 mil pessoas participou na noite da última sexta-feira, 19, no Ginásio da Faculdade São Francisco, em Barreiras, da primeira mobilização pela criação do Estado do Rio São Francisco. Na opinião dos organizadores, a grande estrela do evento foi o governador Siqueira Campos e a comitiva de líderes tocantinenses no evento.
Participaram do encontro prefeitos, deputados, vereadores, lideranças empresariais e da sociedade civil organizada, numa demonstração de que o antigo sonho dos moradores do oeste da Bahia pela criação do seu Estado ganha corpo e pode se tornar realidade em breve. Entre os presentes, repercutiu a fala do deputado paraense Geovane Queiroz (PDT), que relatou sua luta e experiência pela criação do Estado de Carajás. Os deputados estaduais da região a ser desmembrada, Kelly Magalhães (PC do B), Hebert Barbosa (DEM) e o federal Oziel Oliveira (PDT) conclamaram as lideranças e o povo para uma cruzada de união e trabalho pela aprovação do projeto no Congresso Nacional.
O governador Siqueira Campos foi bastante cumprimentado pelos presentes e assediado pela imprensa desde a chegada ao ginásio. Siqueira fez um longo discurso relatando a história da emancipação do Tocantins. “Emancipação é uma das melhores formas de gerar desenvolvimento. O novo Estado sairá ganhando e a Bahia também. Será bom para os dois lados”, disse sob os aplausos da multidão.
Destaque também para as falas do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito Manoel Silvino (PR), que mostrou o Tocantins de ontem e o de hoje embasado em dados técnicos; da vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin (PDT), representando o prefeito Raul Filho (PT); do deputado Angelo Agnolin (PDT), que representou a bancada no Congresso e o ex-deputado Totó Cavalcante que relatou a historia da luta de cada geração e das entidades estudantis e de classe na politização do povo pelo engajamento na luta pela criação do Tocantins.
A Câmara de Vereadores de Palmas esteve representada na pessoa do diretor-geral, Goianyr Barbosa. O prefeito de Chapada de Natividade, Djlama Rios (PMDB), por ser filho do oeste baiano, foi convidado para o evento e fez parte da mesa de honra. Por sua vez, a Assembleia Legislativa do Tocantins não enviou representante, apesar ter sido convidada. (Assessoria de Imprensa)