Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A “Operação Responsabilidade” realizada da zero às 6 horas da manhã de sábado, 27, pela Polícia Civil, Polícia Militar, ATTM, Guarda Metropolitana e Juizado da Infância e Juventude resultou na autuação de sete pessoas e o encaminhamento de mais de 50 jovens ao Juizado da Infância e Juventude.

Durante a ação, os agentes que compuseram a Força de Segurança abordaram veículos e pessoas em atitudes suspeitas, no sentido de coibir práticas criminosas em geral, principalmente a exploração sexual infanto juvenil, o uso e tráfico de substâncias entorpecentes, apreensões de veículos de procedência ilícita, bem como armas, munições, e cumprimento de mandados de prisões.

O foco principal da Operação foi a Praia da Graciosa. De acordo com o delegado de Polícia da Capital, Hélio de Lima, o local é conhecido pelos jovens por “Mega-point”. “Recebemos denúncias de que no Mega-point, menores utilizam drogas e praticam atos obscenos”, relatou o delegado Hélio.

O resultado da operação foi sete autuações sendo: uma pessoa acusada de furto ao Atacadão Meio a Meio; uma acusação de injúria e lesão corporal; um registro de desacato a autoridade; uma pessoa foi presa por uso de maconha; duas pessoas foram autuadas por receptação de uma moto roubada e por uso de maconha; e duas pessoas foram autuadas por roubo e uso ilegal de arma de fogo.

Foram encaminhados ao Juizado da Infância e Juventude mais de 50 adolescentes para que fossem tomadas as providências cabíveis. Conforme o diretor Hélio, os pais dos jovens devem ficar atentos sobre o perigo de menores de 16 anos saírem desacompanhados.

“Chamamos a operação de Responsabilidade, pois menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável para se evitar que aliciadores o influenciem a consumir drogas ou a cair no mundo da prostituição. A preocupação das Polícias Civil e Militar é tirar as drogas da rua. Para isso estamos realizando diversas ações tanto preventivas, quanto repressivas”, concluiu Hélio. (Ascom SSP)