Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado durante a formação do feto, sendo uma das anomalias genéticas mais conhecidas. O portador da Síndrome tem excesso de material genético, ou seja, no par 21, ao invés de dois ele possui três cromossomos.

O livro do professor Iran Johnathan S. Oliveira, Síndrome de Down – Modificando Comportamentos, aborda as mudanças que podem ocorrer no comportamento de quem tem a síndrome quando se utiliza técnicas psicológicas, com a finalidade de melhorar o desenvolvimento educacional e comportamental do portador.

“A primeira motivação para a organização desta obra foi apresentar à comunidade científica e profissional os resultados de uma investigação sobre os comportamentos-problema de um indivíduo diagnosticado com síndrome de Down, em uma unidade de tratamento especializada”, comentou o professor.

A pesquisa foi realizada entre 2008 a 2010 com uma pessoa do sexo masculino, com 39 anos de idade na época, que estuda na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Paraíso do Tocantins.

Segundo o autor, o programa de intervenção utilizado na análise foi conduzido em duas classes de respostas: aumentar os comportamentos desejados e diminuir os comportamentos indesejados do participante. Foram utilizadas técnicas de modificação de comportamento para aumentar a interação da pessoa com síndrome de Down em sala de aula.

“Ele se comunicava muito bem com as pessoas no pátio da escola, nas refeições e no recreio. Portanto, utilizamos técnicas de modificação comportamental para aumentar essa comunicação no ambiente da sala de aula, que no momento era baixa, quase nada, isto é, não havia interação por parte dele para com os colegas e professores durante a aula” explicou.

O professor ressalta que as intervenções comportamentais têm sido usadas para abordar classes de comportamentos-problema quando possuem uma etiologia médica - quando há possibilidade de que a causa do problema seja orgânica e não psicológica.
“Técnicas de modificação comportamental como reforço positivo, extinção, modelagem, entre outras, são intervenções utilizadas para tratar problemas como, por exemplo, deficiência intelectual, deficiência múltipla, autismo, esquizofrenia, depressão e transtorno do pânico”, disse.

Além do professor Iran Johnathan S. Oliveira, a obra contou também com a colaboração da Drª Ilma A. Goulart de Sousa Britto. A publicação faz parte da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída em 2010, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

Lançamento do Livro

A obra Síndrome de Down – Modificando Comportamentos será lançada durante o XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. O livro será publicado pela editora ESETec, de Santo André (SP).

O evento será entre os dias 07 e 11 de setembro em Salvador (BA), e é promovido pela Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC). (Ascom Unirg)